A Garmin, líder mundial em soluções de navegação por satélite*, acaba de adquirir através de uma das suas subsidiárias a Geoset, zapstopstvo, trgovina, servis, d.o.o., a empresa distribuidora especializada na comercialização dos produtos Garmin para os mercados automóvel, lazer em outdoor, fitness e náutica na Eslovénia.
No seguimento deste negócio, a empresa vai mudar de nome para Garmin trgovina, servis d.o.o., mantendo as operações na sua fábrica atualmente localizada em Šenčur, na qual trabalham 14 colaboradores.
Com esta aquisição, a Garmin demonstra que continua a seguir o rumo certo na sua estratégia de crescimento global e solidificação do mercado europeu, para o que tem contribuído uma política de aquisições e parcerias de sucesso. Há cerca de um mês, o fabricante anunciava a compra da Nexus Marine AB – agora Garmin Estocolmo AB, subsidiária integral da Garmin Ltd – uma empresa de capitais privados que se dedica ao desenho e fabrico de instrumentação para o mercado de navegação por mar, mais especificamente para os segmentos de vela e iate.
Igualmente no setor náutico, a Garmin anunciava no passado mês de março a aquisição da Interphase, uma empresa de produtos eletrónicos náuticos e líder no fabrico de sondas com “phased array”, uma tecnologia sofisticada e única que permite ter uma imagem virtual do fundo do mar a partir da parte da frente do barco, utilizando a técnica de ultrassons similar à que é usada nos meios médicos.
Também no início do ano, a Garmin convertia definitivamente a Navigon GmbH em Garmin Wuerzburg GmbH, concluindo com total sucesso um processo de integração que tinha começado em finais de julho de 2011 quando a Garmin finalizou a aquisição da Navigon. Esta operação permitiu obter uma evidente melhoria das capacidades da companhia enquanto líder mundial nos mercados automóvel e de soluções de navegação, sendo a Garmin Wuerzburg a materialização de um escritório na Europa Central, e que se apresenta como um centro de produção e de gestão para desenvolver dispositivos que vão ao encontro às necessidades dos modernos utilizadores europeus.
A estratégia de consolidação e crescimento global da Garmin passa não só por aquisições de empresas chave, mas também pela criação de parcerias de elevado valor acrescentado. É o caso da Jeppesen, uma empresa líder de mercado em serviços de operações de navios e soluções de navegação digital, com a qual a Garmin estabeleceu em setembro passado uma importante aliança estratégica no campo da cartografia marítima. Como parte do acordo, a Jeppesen garante o mais variado conteúdo náutico para benefício dos produtos de navegação com GPS Garmin BlueChart® g2 e g2 Vision®, enquanto a Garmin disponibiliza aos seus clientes os mapas mais recentes da Jeppesen para as regiões de Itália, Índia e Bahamas.
“É com grande satisfação que a família Garmin dá as boas-vindas à equipa eslovena”, salienta Cliff Pemble, presidente e COO da Garmin. O responsável sublinha ainda que “a Europa de Leste é um mercado em crescimento para dispositivos de GPS, e esperamos que esta aquisição nos permita manter um papel de liderança nesta região chave”.
Os termos financeiros da transação não foram divulgados.
Desde a sua criação em 1989, a Garmin já disponibilizou mais de 100 milhões de dispositivos com capacidades de GPS – muito mais do que qualquer outro fornecedor de soluções de navegação. A sua vasta abrangência de mercados na indústria de GPS é incomparável, tendo a Garmin desenvolvido produtos inovadores e estabelecido uma posição de liderança em cada um dos mercados em que atua, incluindo os segmentos automóvel, aeronáutico, náutico, de fitness, de lazer ao ar livre, de tracking e de aplicações wireless.
Para mais informações sobre os produtos Garmin para o mercado automóvel, visite o site www.garmin.com/pt/products/produtos-automovel/. Para mais informações sobre outros produtos outdoor e serviços da Garmin, visite os sites www.garmin.com/pt, www.garmin.com/us/products/onthetrail/, www.garmin.blogs.com e http://twitter.com/garmin.
* Fonte: 2011 NPD, GFK e dados Garmin.
Comentários