TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Facebook não é o único: Pinterest também recolhe e utiliza a informação pessoal dos seus utilizadores

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
22/02/2013 - Atualizado a 20/10/2020
Em Redes sociais

O Pinterest é a rede social que mais cresceu no primeiro trimestre de 2012. Conta já com mais de 11,7 milhões de utilizadores e quase 105 milhões de visitas por mês em todo mundo. Os que mais a frequentam são as mulheres, que já representam 69% das visitas. Mas a rede social Pinterest, conhecida por permitir aos utilizadores a partilha das suas fotografias, também guarda informação pessoal à semelhança da maioria das redes sociais, ainda que a mais “famosa” por este facto seja o Facebook.

Como lembra a Kaspersky Lab, inserir nos dados de registo voluntário o nome, foto de perfil e correio electrónico é o mais comum quando alguém se regista neste tipo de páginas Web. Mas também se guarda o endereço IP ou a última página visitada pelo utilizador; e ainda que se considere que este é o preço a pagar por poder ter o status social que as redes sociais dão, não deixa de ser uma preocupação crescente para muitos internautas.

Como é costume neste tipo de páginas Web, a política de privacidade do Pinterest assegura que apenas “reúne esta informação com o objectivo de optimizar sua oferta de produto e disponibilizar aos utilizadores conteúdos personalizados, depois de analisar a sua informação pessoal e ajustes de conta”.

Mas nem tudo está perdido. A Kaspersky Lab aconselha os utilizadores, para poderem dispor de uma conta e evitar o risco de partilhar informação pessoal, a utilização de browsers que ofereçam ajustes para minimizar o rastreamento e a configuração dos dispositivos móveis para limitar os dados que são partilhados. Os analistas recomendam o uso do “Do Not Track”, no Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer, que oferecem esta opção, alertando o utilizador em cada página para que não deixe gravada essa informação.

O Pinterest vai aprendendo, e já no ano passado fez a sua primeira grande mudança quanto a privacidade, criando os “secret trays” (Painéis secretos). Agora os utilizadores podem criar até três “secret trays” com possibilidade de aceder a partir da Web ou de um dispositivo móvel e manter-se visíveis apenas para o próprio utilizador ou para as pessoas que este determine.

 

Tags: facebookgoogle chromeInternet ExplorerKaspersky LabMozilla FirefoxPinterest
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Youtube meta
YouTube

Processo milionário: YouTube e Meta contestam multa por viciar utilizadores

17/07/2026
Youtube music full art
YouTube

YouTube Music recebe atualização com capa de álbum em ecrã inteiro

17/07/2026
Meta instagram ai
Instagram

Meta cancela nova ferramenta de inteligência artificial no Instagram

11/07/2026

Comentários

Últimas notícias

Xiaomi Mijia Pro: A nova máquina de barbear inteligente de metal

Fuga de informação revela todas as especificações e preços do Pixel 11

Samsung Galaxy S27 Pro: nova câmara telefoto revelada antes de tempo

One UI 9.5: Samsung arranca testes no futuro Galaxy S27 Ultra

Musk nega separação da Tesla na China avançada pelo WSJ

Motorola Watch Ultra: primeiras imagens revelam design e especificações premium

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

WhatsApp lança novo alerta para reativar o som de canais no Android

Novo design do iPad Air com ecrã OLED chega em 2027

Google Pixel Tag: A surpresa inesperada para o evento de agosto

Samsung Galaxy S27 Ultra: bateria gigante e um novo design unificado

Soundcore Sleep A30: A tua solução barata para noites tranquilas

Samsung perde milhões com smartphones apesar dos lucros nos chips

Google Pixel 11 Pro: Renders e especificações revelados antes do lançamento

Samsung testa a nova One UI 9.0 em 49 dispositivos Galaxy

Inteligência artificial da Anthropic ataca três organizações por conta própria

A Xiaomi revelou o design do Redmi K100 Pro Max

Timestamp lança divisão de Networking & Voice Solutions para operações críticas

SPC Wild Star: o telemóvel perfeito para os primeiros passos

Check Point anuncia Firewall de Segurança para IA nas redes empresariais

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.