Instant Heart Rate – Meça a sua frequência cardíaca no seu smartphone ou tablet

instant_heart_rate

Os smartphones são hoje em dia equipamentos de múltiplas habilidades capazes de satisfazer qualquer utilizador. Por vezes, derivado do esforço físico que realiza, convém acompanhar como está o “motor” do corpo humano – o coração claro está! O Instant Heart Rate, disponível para Android, iOS e Windows Phone permite-lhe medir a sua frequência ou ritmo cardíaco.

O modo de funcionamento do Instant heart Rate é bastante simples. Depois de instalar a aplicação da Google Play ou do iTunes, precisa apenas de utilizar a sua câmara traseira. Ora e como funciona? Coloque um dos seus dedos sobre a câmara traseira do seu dispositivo de modo a cobri-la totalmente. Pode para o efeito, utilizar a câmara traseira do seu smartphone ou tablet. Certifique-se, caso não tenha flash incorporado no seu dispositivo, que se encontra numa zona bem iluminada. Isto é, nestes casos para obter mais facilmente um resultado mais preciso, vire o seu dispositivo com a câmara traseira orientada para cima e coloque o dedo.

Depois de lançar o Instant Heart Rate, será avisado para não se esquecer de colocar o dedo. Antes de começar relaxe. Afaste-se de todos os entreténs à sua volta e se for possível desligue-os. Referimo-nos à sua televisão, rádio e claro computador e certifique-se que está numa divisão com o mínimo de ruído. Estas indicações, não são nenhum requisito da aplicação mas senso comum. Afinal, vai querer medir de uma forma mais precisa o seu batimento cardíaco sem interferência externas certo? Além disso recomendamos que faça a medição com o seu braço apoiado em cima de uma mesa. A razão é que se iniciar o processo sem qualquer suporte, pode fazer com que o seu braço trema e isso impeça uma medição correcta.

img_instant_heart_rate_02

Agora dê início ao processo. Vai reparar que caso tenha flash associado à sua câmara, que ele se vai ligar automaticamente e o mostrador da aplicação vai pouco depois mostrar de forma constante as alterações nos seus batimentos cardíacos. Passado algum tempo esse valor irá estabilizar e será esse o valor final medido. O tempo que a medição vai demorar a estabilizar depende de muitos factores, nomeadamente da claridade da divisão onde está e se está a cobrir bem a óptica da sua câmara. Assumindo que está a satisfazer estes requisitos, a medição não deverá demorar cerca de um minuto ou pouco mais.

img_instant_heart_rate_03

Mas o que o Instant Heart Rate está a fazer com a câmara do seu dispositivo? Bem, apesar não somos especialistas na área deixamos-lhe a explicação mais simples. A aplicação usa a câmara para rastrear mudanças de cor do seu dedo que estão associadas ao seu pulso. A técnica usada nesta aplicação é segundo os autores, a mesma que os aparelhos médicos denominados oxímetros de pulso.

img_instant_heart_rate_04

A aplicação permite além da própria medição, guardar o historial dos seus batimentos cardíacos (precisa de criar uma conta de utilizador). O Instant Heart Rate é gratuito para todas as plataformas (tirando o Windows Phone). Contudo se quiser guardar mais que 5 valores da sua frequência cardíaca, pode sempre adquirir a versão Pro da aplicação. A utilidade desta aplicação pode por exemplo servir para controlar o seu exercício físico e ver por exemplo se está a exceder o exercício físico que deveria fazer. Para fins desportivos ou ocasionais, deve manter esta aplicação sempre junto de si. No caso de uma má disposição, o Instant Heart Rate pode muito bem servir como um bom rastreio inicial antes de decidir se dirigir a uma instituição médica competente. Fique com o vídeo da aplicação em funcionamento e em baixo com os links para a descarregar.

Site Oficial: Azumio
Sistema Operativo: Android, iOS e Windows Phone
Download: Instant Heart Rate para Android
Download: Instant Heart Rate para iOS (iTunes Portugal)
Download: Instant Heart Rate para iOS (iTunes Brasil)
Download: Instant Heart Rate para Windows Phone (Store Portugal) (1.99 euros)
Download: Instant Heart Rate para Windows Phone (Store Brasil) (3.99 reais)

Artigo anteriorPróximo artigo
é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets. Siga-o no Google +

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.