TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

CPLP celebra 18 Anos com apps de realidade aumentada criadas pela IT People

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
19/08/2014 - Atualizado a 05/03/2021
Em Apps, Mobile

A IT People, tecnológica portuguesa, desenvolveu duas aplicações móveis, disponíveis para iOS e Android, para celebrar o 18º Aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente a app “CPLP 18 Anos” (baseada na plataforma Next Reality), e a app “Contos CPLP 18 Anos” (baseada na plataforma NavDoc).

A app “CPLP 18 Anos” incide no livro 18º Aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o qual foi apresentado na Conferência de Chefes de Estado de Governo da CPLP realizada em Julho de 2014, em Díli, Timor-Leste. Com recurso à tecnologia de realidade aumentada, a aplicação permite o acesso a vários conteúdos do Livro do 18º aniversário da Comunidade, permitindo ao utilizador conhecer, de uma forma diferente e mais inovadora, a força, a dimensão, a importância, e os principais marcos e protagonistas da CPLP.

Esta aplicação tem como base a plataforma Next Reality, da IT People, que é constituída por soluções aplicacionais que disponibilizam serviços de reconhecimento, gestão de conteúdos, estatística e referenciação de imagens ou objetos reais através da tecnologia de Realidade Aumentada.

A app “cplp 18 anos” incide no livro 18º aniversário da comunidade dos países de língua portuguesa

Através da mais recente tecnologia, esta plataforma permite o enriquecimento dos produtos e marcas com informação digital em tempo real através da integração de experiências em Realidade Aumentada numa aplicação (iOS ou Android) existente. Para aceder a estes conteúdos, o utilizador terá apenas que descarregar a aplicação, fazer play e apontar o dispositivo móvel para as imagens do livro em papel ou versão e-Paper disponível em www.cplp.org. Poderá também consultar as atualizações regulares que a CPLP vai proporcionar.

Simultaneamente, foi também apresentada a app “Contos CPLP 18 anos”, que consiste num áudio-livro “Contos Tradicionais da CPLP”, que reúne contos oriundos dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, acompanhados por narrações de vozes ilustres, ilustrações animadas da autoria de grandes artistas plásticos de todos os países da CPLP e canções infantis, interpretadas pelo Coro Infantil da Casa Pia de Lisboa. Trata-se de uma aplicação de navegação digital interativa para dispositivos móveis ou para computador baseada na plataforma NavDoc, da IT People. O NavDoc  proporciona, de forma fácil e totalmente dinâmica, a navegação, interação de conteúdos digitais, entre os quais Livros, Catálogos, Brochuras , entre outros. Trata-se de uma aplicação Multiplataforma (Apple / Android / Computador) que permite a Integração de conteúdos Multimédia (RealTime) e que veio criar uma nova forma de comunicação digital.

Contos tradicionais da cplp

O áudio-livro tem como destinatários miúdos e graúdos, com um enfoque especial no público mais jovem e nos professores, que poderão utilizar a aplicação em ambiente escolar ou educacional.

“Para além de dar vida aos conteúdos e de facilmente conseguir prender a atenção dos utilizadores pela inovação que oferece, estas apps espelham a forma como a plataforma Next Reality e NavDoc podem ser aproveitadas pelas organizações como ferramentas estratégicas, uma vez que permitem surpreender e criar campanhas inovadoras que atinjam os seus objetivos de marketing”, disse Eduardo Vieitas, CEO da IT People. “Estas plataformas têm a capacidade de aproximar os clientes das marcas e produtos através da criação de “Brand Lovers Experiences”.

A versão digital do livro e a aplicação do áudio-livro para o computador ou pen drive USB está disponível para download no portal da CPLP, podendo ser utilizada e partilhada mesmo sem acesso à internet.

Tags: Androidaplicações móveisappsCPLP 18 AnosiOSIT PeopleNext Reality
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Computador e smartphone com loja online e lista de desejos para as compras na black friday.
Google

Google revela que 44% dos portugueses planeiam compras na Black Friday

19/06/2026
Android 17 bug
Android

Android 17: Um bug bizarro bloqueia o Wi-Fi nos smartphones Pixel

19/06/2026
Gemini live (3)
Google

Gemini Live: a inteligência artificial da Google ganha memória

19/06/2026

Comentários

Últimas notícias

Google revela que 44% dos portugueses planeiam compras na Black Friday

Projetor portátil Nebula Mars 3 Air cai de preço: poupa 122 euros

Android 17: Um bug bizarro bloqueia o Wi-Fi nos smartphones Pixel

Apple é obrigada a abrir o iOS a lojas alternativas no Brasil

Gemini Live: a inteligência artificial da Google ganha memória

Auscultadores Soundcore Q20i com cancelamento de ruído: oferta Prime antecipada

Google ajuda a gerir o tempo de ecrã dos miúdos

CEO da Nothing promete roubar clientes à Apple um a um

Vivo X Fold 6 surpreende com bateria de 7.000mAh e resistência extrema

Bolha flutuante do Gemini recebe novo design e animações no Android

JBL lança novos auscultadores Live 780NC e 680NC com áudio espacial

Google Home com Gemini já tem data de lançamento oficial

Honor revela design do novo MagicOS 11 e abre fase de testes

Spider-Man: Brand New Day junta Hulk e Punisher no novo trailer

Honor Watch 6: A nova besta da autonomia com 35 dias de bateria

ChatGPT já permite agendar tarefas mas há um grande senão

Tim Cook avisa que o aumento de preço dos iPhones é inevitável

Crise na TSMC coloca gigantes da tecnologia nas mãos da Samsung

Android 17 chegou aos Pixels, mas faltam as prometidas novidades gaming

FIFA obriga Jamal Musiala a tapar logótipo da Beats no Mundial

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.