Brand Lift: nova ferramenta ajuda a direcionar anúncios no YouTube

Brand Lift - nova ferramenta direcionar anúncios YouTube - redes sociais - a menina digital - techenet

Brand Lift é uma ferramenta gratuita para medir a eficácia de seus anúncios em vídeo, que você pode usar para ajustar e melhorar suas campanhas de vídeo.

Publicidade
Loading...

A partir de agora, as marcas que utilizam o YouTube como ferramenta do marketing digital têm à disposição uma nova ferramenta que promete medir a efetividade das suas campanhas: disponibilizada pela plataforma de vídeos, Brand Lift será capaz de mensurar a capacidade dos anúncios de atingir o público-alvo, além do quanto as pessoas lembram da marca.

Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News

Sem custo adicional, o novo serviço poderá ser aplicado em dois grupos de utilizadores, através dos quais o Google obterá os resultados em tempo real. Enquanto o primeiro assiste às campanhas e tem seu comportamento analisado, o segundo é analisado sem ter visto antes os vídeos.

Brand Lift + Google's machine learning = Maximize Lift. (fonte: YouTube Internal Data)
Brand Lift + Google’s machine learning = Maximize Lift. (fonte: YouTube Internal Data)

A partir disso, a plataforma compara os resultados — tanto do grupo exposto quanto do grupo de controle – para medir lembrança do anúncio, contribuição para awareness de marca e, ainda, o aumento na busca por termos relacionados ao vídeo no Google Search.

De acordo com Rafael Carletti, especialista em soluções [de medição] para marcas do Google Brasil, “com esta ferramenta de mensuração, o YouTube quer mostrar aos anunciantes o real impacto da sua campanha online na geração de lembrança e interesse pela marca”.

O que é Brand Lift?

As métricas de engajamento do YouTube (por exemplo, tempo de exibição, visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários) fornecem um barômetro básico que mostra como um público responde aos vídeos. No entanto, a eficácia de uma campanha publicitária também é avaliada por como ela afeta as métricas da marca.

Brand Lift é uma medida do impacto direto que seus anúncios do YouTube estão tendo sobre as percepções e comportamentos ao longo da jornada do consumidor. Em questão de dias, o Brand Lift fornece insights sobre como seus anúncios estão impactando as métricas importantes, incluindo aumentos no conhecimento da marca, recall do anúncio, consideração, favorabilidade, intenção de compra e interesse na marca, conforme medido pela atividade de pesquisa orgânica. Você pode otimizar facilmente suas campanhas no meio do voo, com base nesses resultados quase em tempo real, divididos por dados demográficos, frequência e muito mais.

Veja como Brand Lift pode fornecer muitos insights acionáveis para a sua marca

Como funcionam as medições através da ferramenta Brand Lift?

O Brand Lift usa a melhor metodologia da categoria para coletar feedback diretamente dos consumidores em configurações do mundo real. Medimos os resultados de duas maneiras diferentes:

ESTUDOS

Para medir os momentos ao longo da jornada do consumidor, incluindo conhecimento da marca, recall do anúncio, consideração, favorabilidade e intenção de compra, primeiro isolamos um grupo de controle aleatório que não viu seu anúncio e um grupo exposto que viu seu anúncio. Cerca de um dia depois de ver (ou não ver) seu anúncio, entregamos uma pesquisa de uma pergunta para ambos os grupos. Como a única diferença efetiva entre os dois grupos é se eles viram seu anúncio, podemos determinar com precisão o aumento atribuído a sua campanha.

Veja como funciona a medição de Brand Lift ao usar a melhor metodologia de pesquisa da classe

PROCURA

O Brand Lift também medirá o impacto de sua campanha na criação de interesse em sua marca usando pesquisas orgânicas no Google.com e no YouTube. Semelhante às pesquisas, escolhemos aleatoriamente um grupo que viu seu anúncio e um grupo de controle que não viu seu anúncio. Em seguida, comparamos o comportamento de pesquisa orgânica de ambos os grupos, observando com que frequência eles pesquisam palavras-chave relacionadas à sua marca ou campanha. A diferença nas pesquisas pode ser atribuída à sua campanha.

Avalie as métricas importantes com o Brand Lift

Vá além das métricas tradicionais, como impressões e visualizações, para medir o impacto de sua campanha nas percepções e comportamentos ao longo da jornada do consumidor:

  • As pessoas se lembram de assistir meu anúncio em vídeo?
  • Meus consumidores-alvo estão mais cientes de minha marca depois de ver meu anúncio em vídeo?
  • Meu anúncio em vídeo fez com que as pessoas considerassem minha marca ou produto?
  • Os consumidores estão alinhados de forma mais favorável com a mensagem / identidade da minha marca depois de visualizar meu anúncio?
  • Os consumidores pretendem comprar meu produto depois de ver meu anúncio?
  • As pessoas estão mais interessadas em minha marca / produto? Meu anúncio aumentou a atividade de pesquisa orgânica para minha marca / produto?

Resultados acionáveis

Com o Brand Lift, você pode entender como seu anúncio está mudando as percepções em questão de dias, não semanas, para que possa melhorar a eficácia de sua campanha no meio do caminho. Ao fornecer resultados com base na melhor metodologia da classe e com milhares de entrevistados em configurações do mundo real, o Brand Lift ajuda a medir cada momento importante durante a jornada do consumidor.

Via AdNews

Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do FacebookInstagram e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.


YouTube celebra 10 anos. Veja o primeiro vídeo publicado na plataforma!

Apesar de atualmente a plataforma fazer parte do portfólio Google, o produto não foi criado pela gigante tecnológica, mas sim por três ex-funcionários do PayPal: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim.

Apenas após cair no gosto popular se tornar um sucesso é que o site foi comprado pelo Google, em 9 de outubro de 2006, pela quantia de US$ 1,65 bilhão em ações.

Continuar a ler o artigo!


Outros artigos interessantes:

Cláudia Assis
A Menina Digital agora está no Techenet: tudo sobre Marketing Digital, com super dicas sobre Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Redes Sociais e Search Engine Optimization (SEO).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.