10 Dicas para tirar máximo proveito do iPhone X

Apple iPhone X

Todos nós conhecemos o actual topo de gama da Apple, aquele smartphone inovador que chegou para celebrar os 10 anos do iPhone. De uma forma ou de outra toda gente já ouviu falar do iPhone X e de tudo o que tem para oferecer, tendo sido sem qualquer dúvida o iPhone que mais novidades trouxe de uma só vez em toda a história dos smartphones da Apple (provavelmente sem contar com o iPhone Original).





Um dos pontos fortes dos smartphones da Apple é o facto de serem extremamente user friendly, ou seja, apresentam-se bastante fáceis de utilizar e com uma curvatura de aprendizagem bastante reduzida. No entanto, existem sempre pequenos truques e dicas que podem facilitar muito a sua utilização no dia a dia, especialmente num smartphone como o iPhone X que tantas novidades trouxe.

Exactamente por esse motivo, ficam aqui 10 dicas simples que te vão ajudar a tirar o máximo partido do teu iPhone X.

1| Trocar entre aplicações abertas num piscar de olhos

A partir do ecrã principal (Home screen) faz o gesto de deslizar o dedo da direita para a esquerda no fundo do ecrã. Desta forma vais conseguir alternar entre todas as tuas aplicações abertas de forma simples, rápida e eficaz! Vais ver que com o hábito, vais começar a alternar entre aplicações sem sequer pensar no que estás a fazer.

2| Abrir o ecrã de multi-tasking

Muitas vezes acabas por acumular muitas aplicações a correr ao mesmo tempo e a dica anterior poderá não ser a mais eficaz caso tenhas muitas aplicações activas, por isso mesmo é que existe este ecrã multi-tasking.

Para aceder a este ecrã terás de deslizar o dedo a partir do fundo do ecrã até meio do mesmo, aguentando o dedo no ecrã durante sensivelmente um segundo. Alternativamente poderás também fazer o mesmo movimento, mas quando alcançares o meio do ecrã desliza para um dos lados fazendo o “desenho” de um L invertido. É verdade que a forma antiga de fazer duplo click no botão home era muito mais pratico, mas com tempo vais ver que estas acções se tornam instintivas.

iPhone X tem Vidro de Privacidade

3| Fechar aplicações activas

Com a utilização constante do iPhone X é natural que em pouco tempo acabes por abrir inúmeras aplicações, que irão sempre ficar a funcionar no fundo consumindo muita RAM. Por isso mesmo é bom de vez em quando ir dar uma limpeza nas aplicações que estão activas em segundo plano.

A partir do ecrã multi-tasking apenas terás de pressionar por alguns instantes a janela da aplicação que pretendes fechar até que apareça um circulo vermelho. Assim que este sinal aparecer apenas precisas de deslizar o dedo para cima para fechar por completo a aplicação.

4| Ver a percentagem de bateria disponível

Qualquer utilizador de um smartphone sabe o quão importante é manter olho vivo no que respeita ao nível da bateria, pois os smartphones da actualidade acabam por ter uma autonomia muito mais reduzida do que o que seria desejado.

No iPhone X a forma mais rápida de ver o nível da bateria (percentagem) é através do deslize com o dedo para baixo a partir do canto superior direito do ecrã. Este movimento irá expôr o Control Center, onde está indicada a percentagem da bateria. Seria muito mais prático conseguir ver a percentagem da bateria directamente no ecrã principal, mas infelizmente a Apple ainda não tornou essa opção possível.

5| Utilizar o iPhone X com apenas uma mão

A Apple manteve durante muito tempo os seus iPhones com dimensões bastante reduzidas quando comparado com a evolução dos smartphones Android. No entanto, essa tendência desvaneceu-se com a introdução do iPhone Plus.

No caso do iPhone X o acesso ao modo “de uma mão” é bastante simples. Antes de poderes acessar a esta funcionalidade vais precisar de activar a “reachability“, através do menu de acessibilidade dentro das definições gerais. Depois de activada esta opção apenas precisas fazer um suave deslize para baixo no canto inferior direito do ecrã.

6| Ressuscitar o botão Home

Também no menu de acessibilidade vais poder encontrar uma opção que te permite exibir um botão virtual que irá de certa forma ressuscitar o botão Home que tantos utilizadores sentem falta.

Depois de activares este botão virtual vais poder atribuir várias funcionalidades de forma a personalizares a sua utilidade consoante o teu estilo único de utilizar o iPhone X.

7| Utilizar os Animoji como autocolante

Os Animojis foram umas das funcionalidades únicas trazidas pelo iPhone X, revelando-se como um pequeno detalhe que muitos utilizadores consideraram inútil, enquanto outros acharam uma delícia.

Para enviares um Animoji como autocolante na aplicação de mensagens apenas precisas de selecionar o “bonequinho” que queres usar a partir do painel do lado esquerdo da aplicação e olhar directamente para a câmara fazendo a “careta” desejada. Assim que ficares satisfeito com a reprodução feita pelo pequeno boneco, clica nele e vais ver que irá aparecer na caixa de texto disponível para enviares ao teu amigo.

Apple iPhone X

8| Revelar conteúdo das notificações

Com as definições padrão o iPhone X não te deixa ver os conteúdos das notificações que apresenta, apenas revelando o seu conteúdo depois de realizares o reconhecimento facial. No entanto, se não estiveres muito preocupado com a privacidade das tuas notificações podes simplesmente ir ao menu de notificações nas definições e colocar no “Show Previews” a opção “Always“.

9| Forçar o iPhone X a reiniciar

No infeliz caso do teu iPhone X “congelar” ou começar a comportar-se de forma estranha, a acção mais acertada será certamente forçar o reinício do dispositivo. Neste topo de gama da Apple o processo não é o mais simples, mas por certo a fabricante não deverá contar que precises de fazer isto de forma consistente…

Para forçares o restar do iPhone X terás de pressionar rapidamente o botão de aumentar o volume, depois rapidamente o botão de reduzir o volume e por fim manter o botão lateral do smartphone pressionado até que vejas o logotipo da Apple.

Apple

10| Captura de ecrã no iPhone X

Tal como na maioria dos smartphones, capturar o ecrã deste iPhone é muito simples e rápido. Para realizar uma captura de ecrã apenas irás precisar de carregar em simultâneo no botão de aumentar o volume e no seu botão lateral e manter ambos premidos até que seja capturada a imagem.

Estas foram 10 Dicas muito simples que muito provavelmente até já sabias, mas caso não soubesses alguma delas, vais ver que irá melhorar de forma muito simples a forma como utilizas o iPhone X no dia a dia.


Outros artigos que vais gostar:

Xiaomi escala até ao 4º lugar no ranking de fabricantes!

HTC U12 vai ser apresentado no dia 23 de Maio

ZenFone Live L1 é o primeiro Android Go da ASUS

Artigo anteriorPróximo artigo
frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e actualmente reside em Londres. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009. Fundador e autor do blog Androidblog.pt, criado em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *