Mensagens Android já chegaram ao teu computador!

Mensagens Android - Techenet

Quando comparado com o serviço de mensagens da Apple – iMessage – o mesmo tipo de serviço no Android nunca conseguiu chegar-se sequer perto no que respeita às suas funcionalidades, compatibilidade e versatilidade. No entanto, é com bom grado que vemos a Google tentar melhorar o serviço de Mensagens Android com novas funcionalidades.

— Xiaomi Mi A2: Tudo o que precisas saber sobre o novo Android One —

Entre várias novidades, a que mais destaque ganhou foi sem dúvida o lançamento de um cliente web para o serviço de mensagens, ou seja, agora já vais poder utilizar o serviço de Mensagens Android directamente através do teu computador. Nesta fase inicial, o cliente web será disponibilizado para o Google Chrome, Safari, Firefox e Microsoft Edge e irá funcionar de forma bastante simples, oferecendo ainda notificações no browser sempre que uma mensagem nova é recebida.

A nova funcionalidade utiliza uma tecnologia que foi introduzida no Android pela Google há alguns meses atrás chamada Rich Communications Service (RCS). A forma de configurar este serviço no teu computador é praticamente idêntico ao processo utilizado pelo WhatsApp, apenas terás de seguir os seguintes passos:

  1. Acede ao link “messages.android.com
  2. Abre a aplicação de Mensagens Android e selecionar “Messages for Web”
  3. Realizar o reconhecimento do Código QR apresentado no teu computador
  4. Já está! Se tudo funcionar correctamente já terás acesso às tuas mensagens no computador.

Mensagens Android - Techenet

Outras funcionalidades que chegaram às Mensagens Android

Para além do tão aguardado suporte para computador, a Google introduziu ainda outras novas funcionalidades para o serviço de Mensagens Android. A aplicação vai agora oferecer suporte para GIFs (imagens animadas), que poderão ser acedidos através do botão “+” à esquerda da tua mensagem.


Tal como foi implementado em primeira mão no Gmail, agora também o serviço de mensagens vai receber a funcionalidade de respostas inteligentes, tornando fácil e rápido a resposta a mensagens banais. Infelizmente, nesta primeira fase irá apenas suportar o idioma inglês, sendo que outros idiomas irão ser adicionados em breve.

Por fim, de forma a melhorar toda a experiência de comunicação dentro do serviço de Mensagens Android, a Google introduziu a capacidade para reconhecimento de URLs, apresentando a respectiva miniatura do destino do link, permitindo assim ao utilizador saber de forma mais detalhada para onde está a ser direcionado mesmo antes de abrir o link.

fonte | via



Outros artigos que vais gostar:

Pokemon Go finalmente permite trocas entre amigos!

Meizu 16 poderá chegar com leitor de impressão digital no ecrã

Leica introduz nova câmara C-Lux com zoom de 15x

Artigo anteriorPróximo artigo
frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e actualmente reside em Londres. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009. Fundador e autor do blog Androidblog.pt, criado em 2012.

2 Comentários

    1. Olá Paulo, a nova funcionalidade não chegará a todos os utilizadores ao mesmo tempo. Tenta ver se tens alguma actualização disponível para a aplicação, caso ainda não tenha chegado vai vendo de vez em quando na Google Play 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.