Presidente da Samsung morre aos 78 anos. Adeus ao criador do império

Samsung Presidente faleceu

A Samsung Electronics confirmou hoje que o seu presidente, Lee Kun-hee, faleceu aos 78 anos. Lee já se encontrava afastado de fazer aparições e representar a empresa há 6 anos, depois de ter sofrido um ataque cardíaco em 2014.

Publicidade
Loading...

Desde então que a sua saúde se continuou a degradar, necessitando de constantes cuidados médicos. Esta é uma perda que toda a família Samsung irá relembrar e honrar durante o resto da existência da marca.

Lee Kun-hee foi o verdadeiro criador da Samsung

Lee ficará para sempre na história da Samsung, tendo sido o grande responsável pelo crescimento da marca quando assumiu controlo em 1993 após a morte do seu pai.

Nesta altura, a fabricante sul-coreana era conhecida por fabricar televisões e eletrodomésticos baratos, sem se focar muito na qualidade e inovação. Com Lee Kun-hee tudo mudou e, foi quando passaram a apostar no desenvolvimento de produtos premium e grandes inovações tecnológicas.

115062300 064005801 1

Apesar dos grandes feitos ao longo de quase 30 anos de liderança, o presidente da Samsung esteve muitas vezes no centro das atenções por fugas ao fisco e subornos ao presidente da Coreia do Sul. No entanto, acabou por receber um perdão oficial para todas as acusações em 2009.

Vale ainda relembrar que com o grande crescimento da Samsung, Lee tornou-se na pessoa mais rica da Coreia do Sul. De acordo com a Forbes, tem um património avaliado em mais de 17 mil milhões de euros.

Herdeiro da Samsung preso

Futuro Presidente da Samsung ainda não é conhecido

Tal como aconteceu com Lee Kun-hee, que tomou posse da Samsung após a morte do seu pai, seria de esperar que o mesmo acontecesse com Lee Jae-yong (o seu filho). Especialmente depois de Kun-hee ter passado longos anos a preparar o seu filho para que o pudesse suceder.

No entanto, apesar de ter assumido importantes responsabilidades na empresa desde que o seu pai ficou incapacitado, Jae-yong enfrentou já diversos problemas com a justiça sul-coreana.

Devido a um escândalo de corrupção, acabou por passar quase 1 ano na prisão. Além disso segundo a lei do país, quem assumir controlo de toda a herança de Lee Kun-hee, terá obrigatoriamente de pagar largos milhares de milhões em impostos.

Por estes motivos, a especulação sobre quem poderá assumir o controlo da Samsung é grande.

Outros artigos interessantes:

via

Artigo anteriorPróximo artigo
João Silva
A paixão por tecnologia já corre há muitos anos, separando os tempos livres entre a pesquisa de novas aplicações para o telemóvel e os mais recentes jogos para a Nintendo Switch.