Samsung. Processador Exynos com GPU AMD confirmado

Samsung GPU AMD Exynos

A Samsung confirmou oficialmente que o seu próximo processador topo de gama utilizará uma GPU AMD com base na arquitetura RDNA. A confirmação veio de forma indireta aquando o lançamento do Exynos 2100, processador que equipará o Samsung Galaxy S21, a ser apresentado já amanhã (dia 14 de janeiro).

Publicidade
Loading...

Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News

A confirmação veio por parte de Inyup Kang, representante da tecnológica sul-coreana, afirmando que a GPU da AMD integrará a próxima geração Exynos topo de gama.

Esta parceria era já pública, com a Samsung e a AMD a anunciarem em junho de 2019 o licenciamento da tecnologia RDNA, a ser integrada nos processadores Exynos. O anúncio de ontem vem assim confirmar que os primeiros testes foram bem sucedidos, pelo que a parceria vai mesmo resultar num produto a chegar ao mercado.

Como poderá um processador Exynos beneficiar desta parceria entre Samsung e AMD?

Exynos 2100 Samsung Galaxy S21 GPU AMD
O Exynos 2100 é o processador topo de gama da Samsung para 2021.

A resposta a esta perguntar será relativamente simples. A AMD possui um vasto historial no desenvolvimento de placas gráficas e este é o capítulo onde os processadores Exynos têm pecado nos últimos anos, fazendo-os ficar bastante aquém do desempenho dos processadores da Qualcomm e da Apple.

Aliás, este é um mal de todas as empresas que desenham os seus próprios processadores, que tendem a recorrer a placas gráficas integradas ARM Mali, que não tem obtido os melhores resultados.

Com a apresentação do novo Exynos 2100, a Samsung avançou numa melhoria de 40% no desempenho gráfico face ao Exynos 990, mas mesmo essa melhoria poderá não ser suficiente para um topo de gama em 2021.

A parceria com a AMD poderá trazer uma melhoria considerável ao desempenho gráfico da GPU do próximo processador Exynos, havendo aqui margem para este se tornar, pelo menos, um dos melhores do mercado.

Quanto ao sem lançamento, tudo indica que no final deste ano a sua produção terá início, pelo que será quase certo que a estreia será feita no próximo Samsung Galaxy S22. Ainda assim, não será de descartar uma antecipação, havendo também a possibilidade de a Samsung optar por lançar este chip com o Galaxy Z Flip 3, smartphone que será lançado no segundo semestre de 2021.

Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do FacebookInstagramTwitter.

Via: AnandTech


Hama Pocket 2.0: a mini coluna bluetooth perfeita para estar sempre contigo

A Hama anunciou no início do ano a chegada de uma nova coluna bluetooth portátil ao mercado português, a Hama Pocket 2.0.

Esta é uma mini coluna bluetooth que se irá revelar perfeita para inúmeras situações, devido às suas capacidades impressionantes e formato extremamente compacto.

Continuar a ler aqui.


Outros artigos interessantes: