NFC é um dos mais novos recursos de pagamento presente nos smartphones. Venha saber tudo sobre essa tecnologia que pode facilitar seu dia a dia.
Quem nunca saiu de casa e esqueceu a carteira? Para a nossa sorte esse é um problema que muito em breve não irá mais existir. Tudo graças a tecnologia de NFC (Near Field Communication ou Comunicação de Campo Próximo).
Ela é uma ferramenta que permite que dois dispositivos troquem informações quando estão próximos um do outro.
Usada para diversas aplicações, como cartões de acesso, identificador pessoal e etiqueta inteligente, o uso mais popular da NFC é para facilitar o pagamento.
Para que você entenda a fundo essa tecnologia e fique por dentro de tudo que precisa saber sobre esse “cartão digital”, preparamos um texto completo.
Boa leitura!
O NFC como uma carteira digital
Um dos usos mais interessantes dessa tecnologia é na simplificação de pagamentos por meio de carteiras digitais.
Feitos diretamente por aplicativos bancários, os cartões de crédito e débito, NFCs possuem uma tag que os tornam uma ferramenta de pagamento mais simples!
Assim como os cartões que apresentam pagamentos por aproximação, os NFCs que ficam nos smartphones não precisam de senha ou de inserção em maquininhas, o que os tornam mais práticos e seguros.
E esse é um gosto que vem caindo nas graças da população. De acordo com dados da Statista, apenas em 2021, os pagamentos por aproximação chegaram a cerca de US$40 bilhões. Um aumento de 384,6% em relação ao ano anterior.
Simone Borges, gerente de pagamentos digitais da Sodexo Benefícios e Incentivos, em entrevista concedida à CNN Brasil, afirmou que os últimos anos geraram “grandes mudanças no comportamento do consumidor”.
“A possibilidade de ter todos os pagamentos necessários no celular é um dos principais atrativos. Os usuários não precisam se preocupar em levar cartões físicos quando saem de casa”, completa ela.
Como usar o NFC?
Para que você tenha acesso ao NFC para pagamentos é necessário, antes de tudo, saber se seu smartphone comporta esse tipo de recurso.
Caso possua um aparelho com sistema iOS, terá à sua disposição a ferramenta de aproximação a partir do modelo de iPhone 7.
Já se possui um Android, pode descobrir essa informação acessando “Configurações de rede” ou “Dispositivos conectados”.
Na sequência, procure por “Conexões” ou “NFC” ou “NFC e pagamentos sem contato”, assim poderá conferir se o recurso está ativo.
Caso seu smartphone comporte a tecnologia, você poderá usar a ferramenta a partir do seu banco, caso ele ofereça o recurso, mas também por meio de contas digitais.
Algumas delas são:
- Apple Pay;
- Google Pay;
- Samsung Pay;
- Android Pay.
NFC é seguro?
Um dos maiores medos de quem ainda não começou a usar os NFCs é saber se essa é uma tecnologia segura, e a resposta é sim!
Por funcionar a curtas distâncias, esse é um recurso de difícil acesso para pessoas mal intencionadas, sendo considerado mais seguro do que os cartões físicos, por exemplo.
O NFC é o presente e o futuro dos pagamentos. e quem diz isso é a pesquisa realizada pela consultoria PwC, que descobriu que os pagamentos digitais devem crescer em até 80% nos próximos 2 anos ao redor do mundo.
Desse modo, acompanhar as mudanças é uma ótima maneira de se manter atualizado e, acima de tudo, seguro com o que a tecnologia tem a oferecer.
Outros artigos interessantes: