TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Musk nega separação da Tesla na China avançada pelo WSJ

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
02/08/2026
Em Empresas, Notícias

A separação da Tesla na China tornou-se tema de disputa pública entre o Wall Street Journal e Elon Musk, depois de o jornal norte-americano ter noticiado, a 30 de julho de 2026, que executivos da empresa receberam instruções para preparar essa medida. Segundo a reportagem, a operação visaria facilitar uma eventual fusão entre a Tesla e a SpaceX, a empresa aeroespacial também liderada por Musk, conforme avançado pelo Business Times.

Musk nega separação da tesla na china avançada pelo wsj

O que reportou o Wall Street Journal

O CnEVPost, citando o Wall Street Journal, refere que conselheiros da Tesla discutiram opções que incluem uma cisão em sociedade autónoma, uma venda ou o encerramento do negócio chinês, sem calendário definido para a execução do plano. Segundo esta fonte, as preparações internas visavam um horizonte de 2026 ou 2027, motivadas pela dependência da Tesla de células de baterias de fosfato de ferro e lítio fabricadas na China e pelo risco de um conflito sobre Taiwan afectar o fornecimento de semicondutores.

Os executivos discutiram também a criação de uma entidade de vendas separada para gerir as exportações a partir da fábrica de Xangai, com sistemas informáticos distintos que impediriam funcionários baseados na China de aceder a outras unidades da empresa.

A publicação acrescenta que Musk instruiu, em anos anteriores, os executivos da Tesla para organizarem a empresa com uma separação estrutural clara entre as operações dos Estados Unidos e da China. O objectivo terá sido garantir que, em caso de conflito geopolítico entre os dois países, a metade norte-americana da Tesla permanecesse operacional, segundo o mesmo relato do CnEVPost.

A negação de Elon Musk

Elon Musk respondeu através da rede social X, que também detém, e classificou a informação como “notícia absurdamente falsa”. Numa mensagem publicada a 31 de julho, o empresário escreveu: “Isto nunca sequer chegou a ser discutido. Notícia absurdamente falsa. As pessoas devem assumir que uma notícia é falsa até prova em contrário”, conforme reproduzido pelo CBT News.

Antes desta declaração mais extensa, Musk tinha já reagido de forma sucinta a uma publicação sobre a reportagem, escrevendo apenas “isto é fake news”. Um representante da Tesla China classificou também a informação como “falsa”, em declarações prestadas ao National Business Daily, ao The Paper e a outros meios de comunicação chineses, segundo o CarNewsChina.

A vice-presidente da Tesla na China, Grace Tao, reagiu de forma indirecta na rede social Weibo, ao citar o relatório de riscos globais do Fórum Económico Mundial, que classifica a desinformação entre os principais riscos globais na edição de 2026, segundo o CnEVPost.

O peso da Gigafactory de Xangai

A Gigafactory de Xangai constitui a maior unidade fabril da Tesla a nível mundial, com capacidade de produção anual de aproximadamente um milhão de veículos, segundo o CnEVPost. A fábrica entregou 851 mil veículos em 2025, o equivalente a 52% do total de entregas globais da Tesla nesse ano, de acordo com dados oficiais citados pelo Governo Municipal de Xangai.

A unidade funciona também como plataforma de exportação para a Europa e a região Ásia-Pacífico. No primeiro semestre de 2026, as exportações a partir da fábrica de Xangai totalizaram 228.994 unidades, um aumento de 126,58% em relação ao ano anterior.

A Tesla mantém mais de 400 fornecedores locais de primeiro nível registados na China, dos quais mais de 60 integram também a cadeia de fornecimento global da empresa. Mais de 95% dos componentes utilizados no Model 3 e no Model Y fabricados na China provêm de fornecedores locais, segundo dados da própria Tesla citados pelo Shop4Tesla.

Obstáculos a uma fusão com a SpaceX

Separar as operações da Tesla na China seria um passo necessário antes de qualquer fusão, dado o papel da SpaceX como importante contratante de defesa dos Estados Unidos e a sua participação no projecto da NASA de regresso de humanos à Lua, segundo o Business Times. As vendas ao governo dos Estados Unidos representaram 20,9% do negócio da SpaceX em 2025, de acordo com o CnEVPost.

Durante a apresentação de resultados do segundo trimestre de 2026, Musk reconheceu que a sobreposição entre as duas empresas tem vindo a aumentar, mas afirmou que uma fusão “tem de ser feita com o processo apropriado” e que o tema não era adequado para discussão numa chamada de resultados da Tesla, segundo o Business Times. A presidente e directora de operações da SpaceX, Gwynne Shotwell, tinha afirmado à CNBC em Junho de 2026 que a combinação das duas empresas poderia “tornar a vida de Elon um pouco mais fácil”, conforme citado pelo CnEVPost.

Implicações para o sector automóvel

A disputa entre a reportagem do Wall Street Journal e a negação de Musk expõe a tensão entre a dependência da Tesla do mercado chinês e os riscos geopolíticos associados à liderança comum das duas empresas de Musk. A Gigafactory de Xangai representou mais de metade das entregas globais de veículos da Tesla em 2025, segundo o Governo Municipal de Xangai.

Uma eventual separação poderia enfrentar obstáculos regulatórios significativos, incluindo a necessidade de aprovação de várias autoridades chinesas e negociações sobre licenças de fabrico, acordos de terrenos, relações com fornecedores, compromissos laborais e regulação de dados, segundo o Business Times. Não existe, até ao momento, confirmação independente de que a Tesla tenha aprovado um plano formal de separação, venda ou encerramento do seu negócio chinês.

Outros artigos interessantes:

  • SkyNomad N90: A nova aposta da Xiaomi é um gigante híbrido
  • Ferrari Luce surpreende com ecrãs OLED herdados dos smartphones Samsung
  • Novo Mercedes-AMG GT elétrico atinge 1153 cv com som V8 falso
Tags: Gigafactory de XangaiteslaTesla na ChinaWall Street Journal
Partilha
Tweet
Envia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Realme 17t design

Realme 17T aparece em imagens reais e revela novo design antes do lançamento

03/11/2026
Anthropic avança para a bolsa e revela contas de 2026

Anthropic avança para a bolsa e revela contas de 2026

27/10/2026
Infosys cresce na ia, mas reduz previsão de receitas

Infosys cresce na IA, mas reduz previsão de receitas

26/10/2026
Lenovo ai library recebe 5 novas soluções de ia empresarial

Lenovo AI Library recebe 5 novas soluções de IA empresarial

23/10/2026

Últimas notícias

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Auscultadores PlayStation Pulse chegam a Portugal por 99,99 euros

Xiaomi Smart Doorbell 4 Pro vigia visitas e encomendas

WhatsApp prepara novas definições com secções arredondadas no Android

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.