TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Descobertos 113.500 novos grupos de sites de phishing por mês

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
22/07/2014
Em Segurança




A empresa de segurança Kaspersky Lab informa que o número de grupos de sites de phishing que todos os meses são adicionados à sua base de dados antiphishing tem aumentado de forma assustadora. No primeiro semestre de 2014 foram detectados cerca de 113.500 novos grupos de sites de pishing por mês, contrastando com a média de 96.609/mês detectados em 2013, o que representa um crescimento de 17,5%.

De acordo com a Kaspersky Lab, o número de links falsos está a aumentar e, além disso, ainda são eliminados mais rapidamente de forma deliberada. Como é evidente, o facto de terem um período de vida curto dificulta imenso a tarefa dos programas antiphishing.

“O phishing é una forma bastante simples de enganar os utilizadores da Internet para que revelem informação pessoal e financeira. Os atacantes criam novos links de phishing a cada minuto e os sites de phishing actuais funcionam apenas durante um par de horas. O objectivo desta estratégia é tornar impossível atribuir à página uma má reputação, colocando-a nas bases de dados antiphishing estabelecidas pelas empresas de segurança. Isto, por seu turno, vem mudar as regras do jogo para o desenvolvimento de produtos antiphishing: agora há que vigiar cuidadosamente a relevância dos grupos de sites de phishing armazenados na base de dados. Estamos a trabalhar com malware ‘perecível’ pelo que uma reacção rápida a cada actualização é algo crítico”, sublinhou Nadezhda Demidova, analista de conteúdos da Kaspersky Lab.

Descobertos 113. 500 novos grupos de sites de phishing por mês

A melhor maneira de se proteger é, sem dúvida, respeitar as boas regras de utilização da internet e utilizar uma solução de segurança que inclua tecnologia antiphishing, que ajuda a proteger a identidade digital e a evitar fraudes.

Sete passos para se manter longe dos sites de phishing

  • Não clicar em links suspeitos ou que sejam recebidos por email de fontes que não sejam de confiança.
  • Entrar em todas as páginas web teclando o endereço na barra do browser.
  • Verificar a barra do browser assim que a página é carregada para se assegurar que o nome de domínio corresponde ao que se esperava.
  • Verificar que o site usa uma ligação segura.
  • Se existir a mais pequena dúvida quanto à autenticidade do website, não introduza dados pessoais em nenhuma circunstância.
  • Contactar a empresa através da su página web oficial, para assegurar a legitimidade da mesma.
  • Evitar introduzir dados sensíveis através de uma rede Wi-Fi pública.
  • Utilizar uma solução de segurança antiphishing.

A maioria das soluções de segurança da Kaspersky Lab para o mercado de consumo e para as empresas contém tecnologias antiphishing, independentemente da plataforma usada. Para garantir a detecção dos websites de phishing, incluindo os novos, a tecnologia combina várias camadas: uma base de dados de grupos de sites de phishing no endpoint, uma base de dados actualizada constantemente na nuvem e a análise heurística. Se uma URL não aparece em nenhuma base de dados, o módulo heurístico procura indícios de algo suspeito, tanto no endereço URL como no conteúdo HTML da página. Há mais de 200 testes que indicam, de forma fiável, se estamos perante um site de phishing ou não. Isto ajuda os utilizadores a evitar burlas e a proteger a sua identidade digital

Tags: antiphishingKaspersky Labphishingsegurança
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Check point anuncia firewall de segurança para ia nas redes empresariais
Segurança

Check Point anuncia Firewall de Segurança para IA nas redes empresariais

31/07/2026
Europol desmantela infraestrutura digital da rede the com
Segurança

Europol desmantela infraestrutura digital da Rede The Com

26/07/2026
Parceria entre exclusive networks e servicenow impulsiona cibersegurança baseada em ia na emea
Empresas

Parceria entre Exclusive Networks e ServiceNow impulsiona cibersegurança baseada em IA na EMEA

24/07/2026

Comentários

Últimas notícias

Google cancela a app mobile do AI Studio após 800 mil pré-registos

Huawei e Honor preparam adoção de nova câmara frontal quadrada

Huawei revela teoria de 18 camadas para a indústria de chips

Xiaomi Mijia Pro: A nova máquina de barbear inteligente de metal

Fuga de informação revela todas as especificações e preços do Pixel 11

Samsung Galaxy S27 Pro: nova câmara telefoto revelada antes de tempo

One UI 9.5: Samsung arranca testes no futuro Galaxy S27 Ultra

Musk nega separação da Tesla na China avançada pelo WSJ

Motorola Watch Ultra: primeiras imagens revelam design e especificações premium

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

WhatsApp lança novo alerta para reativar o som de canais no Android

Novo design do iPad Air com ecrã OLED chega em 2027

Google Pixel Tag: A surpresa inesperada para o evento de agosto

Samsung Galaxy S27 Ultra: bateria gigante e um novo design unificado

Soundcore Sleep A30: A tua solução barata para noites tranquilas

Samsung perde milhões com smartphones apesar dos lucros nos chips

Google Pixel 11 Pro: Renders e especificações revelados antes do lançamento

Samsung testa a nova One UI 9.0 em 49 dispositivos Galaxy

Inteligência artificial da Anthropic ataca três organizações por conta própria

A Xiaomi revelou o design do Redmi K100 Pro Max

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.