TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

20 anos da PlayStation em Portugal #1: PSX

Carlos Duarte por Carlos Duarte
24/09/2015
Em Jogos

Ena pá, PlayStation. Eu tenho, neste momento, 25 anos. A Playstation chegou a Portugal, faz no dia 28, 20 anos. Somos praticamente amigos de infância.

Assim, está na hora de celebrar este marco com aquilo que mais me marcou em todo este tempo, tendo em conta a marca da Sony. Hoje começamos com os jogos da PSX, a primeira, a original.

Tomba! (1997, PSX)

261340 tomba playstation front cover aniversário, crash team racing, final fantasy ix, oddworld: abe's oddysey, playstation, street fighter alpha 3, tomba!

Este foi um dos meus jogos favoritos. Porquê? Primeiro, porque tinha uma simbiose muito boa entre a componente técni… aaaaaaaaaaaaah, tinha 7 anos, era um tipo de cabelo rosa a saltar para cima de porcos e a mordê-los, preciso mesmo de explicar mais? Preciso? Está bem.

Basicamente, é jogo de plataformas, onde o nosso objectivo é explorar o mundo de Tomba – ou Tombi, na Europa – o personagem de cabelo rosa, invadido por 7 porcos maléficos. Sim, porcos. Que roubaram a bracelete mágica do nosso avô e muito, mas muuuuito dinheiro. Bom, não sei quanto a vocês, mas isto até para mim está a ser difícil de justificar, pelo que vos deixo aqui um vídeo de gameplay para que possam tirar as vossas próprias conclusões:

Oddworld: Abe’s Oddysey (1997, PSX)

229424 oddworld abe s oddysee playstation front cover aniversário, crash team racing, final fantasy ix, oddworld: abe's oddysey, playstation, street fighter alpha 3, tomba!

“Hello…”
“Hello!”
“Follow me.”
“Ok.”

Esta introdução deveria ser suficiente para todos os que acompanharam a saga de Abe em busca da liberdade dos Mudokons, mas caso não seja: Este jogo de aventura side-scrolling tem de tudo. Desde secções com puzzles intrincados a segredos bem escondidos, inimigos icónicos, FMV com qualidade muito acima da média e um sentido de humor que ainda hoje se mantém.

Para uns, é uma crítica social muito bem construída sobre os grandes conglomerados, com laivos do brilhante “Soylent Green”. Para outros, é um divertido quebra-cabeças que nos obriga a pensar, com criatividade, na melhor forma para ultrapassar os obstáculos. Para mim, que tenho o sentido de humor de um teen de 14 anos, é basicamente isto:

“Prrrr – eh, eh, eh”

Final Fantasy IX (2000, PSX)

64128 final fantasy ix playstation front cover aniversário, crash team racing, final fantasy ix, oddworld: abe's oddysey, playstation, street fighter alpha 3, tomba!

Sou um confesso amante de RPG’s. Contudo, foi uma relação que começou tardia. Saltei o FFVII e o VIII por me parecem, na altura, demasiado complexos. Bonecos realistas, guerras, muito diálogo – assustou-me. Numa altura em que apenas me preocupava em estar em casa a horas do Dragon Ball, não podia ter na minha vida enredos épicos. Assim que olhei para o design mais infantil do FFIX, foi amor à primeira vista. Tinha que experimentar. E experimentar. E experimentar. O mais engraçado? A primeira vez que joguei foi através do aluguer de jogos, pelo que 2 dias depois tive que o entregar. Fui até ao Gizamaluke’s Grotto e deixem-me que vos diga, não perceber patavina do que estavam a papaguear no ecrã não me impediu de me apaixonar pelo género. Aos 14 peguei-lhe de novo. 90 horas depois, terminava-o, com a certeza que o meu primeiro amor era o mais belo.

Crash Team Racing (1999, PSX)

86327 ctr crash team racing playstation front cover aniversário, crash team racing, final fantasy ix, oddworld: abe's oddysey, playstation, street fighter alpha 3, tomba!

Escolher o Crash Team Racing em oposição ao Crash Bandicoot 3 foi uma luta desgraçada. Até me recordar das maratonas até de madrugada. 3 amigos, sentados numa sala escura. 1 faz de espectador, ansioso, enquanto os outros dois se enfrentam nos percursos clássicos da franquia Crash. Cada um de nós tinha o seu truque. Um era especialista nos Power Drifts. Outro sabia jogar muito bem com os itens e escolher apenas utilizá-los nas melhores alturas. Eu jogava com o Pinguim. Não tinha técnicas melhores ou piores – não, apenas acreditava naquele simpático animal, carinhoso para os que amava, feroz para quem o tentava impedir de se sagrar o melhor condutor de karts de sempre.

https://www.youtube.com/watch?v=8Ujo0JOHp1M

Street Fighter Alpha 3 (1999, PSX)

67085 street fighter alpha 3 playstation front cover aniversário, crash team racing, final fantasy ix, oddworld: abe's oddysey, playstation, street fighter alpha 3, tomba!

Puuuxa. Como gastei, sem dó nem piedade, as setas do meu comando com este jogo. Tive o Street Fighter II, infelizmente, com muita azelhice à mistura – não conseguia fazer golpes nem combos, apenas saltar e carregar em todos os botões. Com este, finalmente dediquei tempo a aprender as técnicas de todos (A internet, aqui, foi muito minha amiga). Especializei-me no Ken, personagem que ainda hoje utilizo. Pelo menos quando encontro algum dos meus amigos mais Tekken-oriented que queira jogar comigo. Como qualquer gamer sabe, não pescar nada de Street Fighter é meio caminho andado para odiar jogar contra um que sabe fazer spam de Hadoukens.

E pronto. Tenho que parar, hoje, por aqui senão isto fica insuportavelmente longo. Não imaginam quantas memórias não foram despertadas com este exercício. Possuo, realmente, bastantes experiências com jogos da PSX. Portanto, deixo a bola agora no vosso campo: quais são os jogos da PSX que vos marcaram mais?

Tags: aniversárioCrash Team RacingFinal Fantasy IXOddworld: Abe's OddyseyplaystationStreet Fighter Alpha 3Tomba!
PartilhaTweetEnvia
Carlos Duarte

Carlos Duarte

Geek desde a primeira consola, escritor desde o primeiro lápis. Gosta de videojogos, memes, esparguete à bolonhesa e o Boavista é o clube do seu coração.

Artigos relacionados

Chappel roan fortnite (2)
Jogos

Fortnite Festival Season 13: Chappell Roan estreia-se com ‘Pink Pony Club’

04/02/2026
Hytale: o mistério do dark hide e dark leather explicados
Jogos

Hytale: o mistério do Dark Hide e Dark Leather explicados

02/02/2026
Hytale vale a pena
Jogos

Hytale: browser de mods oficial confirmado para depois do lançamento

02/02/2026
Gta 6 (2)
Jogos

Sem disco no dia 1: GTA 6 pode chegar apenas em digital para travar fugas

27/01/2026
Ps plus fevereiro: ‘undisputed’ traz o boxe de volta à ps5
Jogos

PS Plus Fevereiro: ‘Undisputed’ traz o boxe de volta à PS5

27/01/2026
Hytale - bioma do pântano (2)
Jogos

Hytale: Guia de sobrevivência e exploração no perigoso Bioma do Pântano

25/01/2026

Comentários

Últimas notícias

Snapdragon 8 elite gen 6

Snapdragon 8 Elite Gen 6: tecnologia da Samsung pode acabar com o sobreaquecimento

06/02/2026
Rabo de peixe: retrato de uma comunidade em ebulição

Rabo de Peixe: a última viagem dos ‘Rapexinhos’ estreia a 10 de abril

06/02/2026
Oppo find n6 (2)

Oppo Find N6: o dobrável que quer acabar com o vinco chega em março

06/02/2026
QNAP

OpenAI lança GPT-5.3-Codex: a IA que programou a sua própria evolução

MacBook Pro “monstruoso”: código revela chip M5 Ultra a caminho do portátil

Monitor Philips de 27″ com USB-C e 120 Hz por apenas 120€

Nokia N8 renasce em 2026: o rei da câmara está de volta com novo software

TCL C8K: TV gigante de 75 polegadas com tecnologia de topo tem desconto brutal

Ciberameaças em Portugal: Kaspersky deteta 6 milhões de incidentes

HyperOS 3.1 Beta: Xiaomi atualiza 10 novos modelos com Android 16

Top ofertas gaming destacadas: uma seleção dos melhores descontos em portáteis, GPUs, monitores e periféricos

Jogos Olímpicos de Inverno de 2026: ESET alerta para riscos de ciberameaças

Logitech MX Master 3S: o rei da produtividade com desconto raro na Amazon

Sugestões da HP para o Dia dos Namorados 2026

Android para iPhone: Quick Share com “AirDrop” chega a mais telemóveis em 2026

Cyberbullying: Microsoft e GNR lançam ofensiva nacional

Honor 600: fuga revela bateria de 9.000 mAh num corpo compacto

iPhone 18 Pro Max: bateria de 5.200 mAh e chip de 2nm prometem recordes

MacBook Pro OLED chega este ano com ecrã Samsung e chip M6

ColorOS 16: vê se o teu Oppo já recebe o Android 16 na fase final

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.