TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Estudo relata a evolução de uma nova espécie de sapo venenoso

Luiz Guilherme Trevisan Gomes por Luiz Guilherme Trevisan Gomes
04/10/2014
Em Ciência

 

Varadero, como é popularmente conhecida a variedade da espécie de sapo-flecha-venenoso (r. Imitator) que imita o padrão de cores do sapo r. Fantastica. Crédito: evan twomey
varadero, como é popularmente conhecida a variedade da espécie de sapo-flecha-venenoso (r. Imitator) que imita o padrão de cores do sapo r. Fantastica. Crédito: evan twomey




Cientistas reportam o que parece ser a evolução de uma nova espécie de sapo-flecha-venenoso no Peru. O desenvolvimento da nova espécie desse anfíbio, um especialista na arte de imitar outros sapos, aparentemente envolve sua própria habilidade de cópia.

O mímico em questão, Ranitomeya imitator, é capaz de copiar espécies diferentes de sapos, de maneira que indivíduos da mesma espécie possuem aparências completamente diferentes, dependendo do ambiente em que vivem e, é claro, dos modelos a serem copiados.

Publicado no periódico Nature Communications, um estudo realizado por cientistas dos Estados Unidos e da Dinamarca sugere que, na região geográfica em que populações distintas de R. imitator (que costumam viver separadas) se encontram, tem-se o início da formação de uma nova espécie (especiação).

Na visão dos pesquisadores, uma evidência dessa especiação estaria na preferência sexual das populações, cada qual acasalando com indivíduos pertencentes à sua própria variedade de imitação. Em experimentos, o grupo de investigadores deu duas opções de fêmeas a machos em fase de cortejo, uma da sua própria variedade e outra de variedade distinta, e anotou o tempo de duração do cortejo entre o macho e cada uma das fêmeas, mensurando, portanto, a preferência sexual.

R. Variabilis, uma das espécies imitadas pelo r. Imitator. Foto: evan twomey
r. Variabilis, uma das espécies imitadas pelo r. Imitator. Foto: evan twomey

As conclusões apontam para o fato de que as variedades optam por companheiras de mesma “identidade”, e Kyle Summers, biólogo coautor do estudo, suspeita que isso se deva a algum tipo de prejuízo à sobrevivência dos filhotes causado pelo cruzamento entre variedades de imitação — levando a um maior risco de predação, por exemplo —, mas lembra que, apesar da rapidez com que o processo de especiação parece ocorrer, “teremos que voltar daqui a alguns milhares de anos para ter certeza”.

A equipe ainda pondera que a capacidade de imitar guia a separação genética dos sapos venenosos, pois as duas variedades em contato podem utilizar a aparência para distinguir membros de sua própria variedade dos demais, evidência apoiada por estudos prévios da visão dos sapos-flecha-venenosos, de autoria dos mesmos pesquisadores, que assertam que estes sapos conseguem observar as diferenças no padrão de cores com “bastante clareza”, disse Summers à National Geographic.

O biólogo de Harvard James Mallet acredita ser “fascinante” a descoberta de que a habilidade de imitação do sapo R. imitator está ligada ao comportamento sexual do animal e concorda com a possibilidade de que haja um processo de especiação em andamento. Contudo, Mallet observa que, apesar de os padrões de cores reconhecidamente afetarem as decisões de acasalamento de alguns sapos-flecha, o estudo atual “não apresentou quaisquer dados demonstrando que a escolha de parceiro(a) foi baseada na cor”. O biólogo completa que as variedades podem utilizar outros sinais, como o canto.

Esse é apenas o segundo caso — conhecido pela biologia — sugerindo que a imitação pode dividir populações e gerar espécies. O outro exemplo se refere a um grupo de borboletas do gênero Heliconius, também encontrado na América do Sul.

Make-it-clear-brasilMake It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Tags: biologiacomportamento sexualevoluçãosapo
PartilhaTweetEnvia
Luiz Guilherme Trevisan Gomes

Luiz Guilherme Trevisan Gomes

é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e trabalha como consultor financeiro na Valore Brasil - Controladoria de Resultados. Atualmente, cursa o MBA em Controladoria e Finanças na Universidade de São Paulo (USP). Entusiasta da razão e da ciência, fundou o espaço de divulgação científica Make It Clear Brasil, em 2013.

Artigos relacionados

Mit cria fibras musculares artificiais sem motores para robótica
Ciência

MIT cria fibras musculares artificiais sem motores para robótica

10/04/2026
Artemis ii - lua (3)
Espaço

O Moon Shot da Apple e da Nikon: A Artemis II já orbita a Lua e as fotos são incríveis

09/04/2026
Artemis ii
Espaço

Sucesso da Artemis II ofuscado por um problema insólito na sanita

05/04/2026
Spacex leva mais 6 satélites portugueses para o espaço
Espaço

SpaceX leva mais 6 satélites portugueses para o espaço

30/03/2026
Biossensor hormonal vestível em teste para ciclos de fiv
Ciência

Biossensor hormonal vestível em teste para ciclos de FIV

23/03/2026
Artemis ii
Espaço

Artemis II: satélite argentino ATENEA junta‑se à missão lunar

18/01/2026

Comentários

Últimas notícias

Microsoft xbox ai

Microsoft desiste do Copilot na Xbox: os jogadores tinham razão

06/05/2026
Huawei watch fit 5 pro

Huawei Watch Fit 5 Pro: o brilho de um design que mete água

06/05/2026
Vivo x300 ultra (3)

Vivo X300 Ultra: O rei da fotografia móvel com 200 MP e lentes externas

06/05/2026

Atualização de maio de 2026 para o Google Pixel: O teu telemóvel está na lista?

Xiaomi prepara ‘monstro’ de 7 polegadas e bateria de 10.000 mAh

GPT-5.5 Instant é o novo modelo padrão do ChatGPT

Selo Criador de IA e a “falsa” transparência da Meta

Wi-Fi em toda a casa: Mesh, Powerline ou Repetidores. O que faz realmente sentido?

OpenAI acelera lançamento do seu próprio telemóvel com super chip MediaTek

Ride1Up lança a primeira e-bike com bateria de estado semi-sólido

A FlexiSpot E1 Pro baixa de preço e o teu escritório agradece

Microsoft cede à pressão e apaga conselho polémico sobre 32 GB de RAM

Xiaomi desiste dos dobráveis compactos e cancela o MIX Flip 3

O bug do YouTube que está a devorar a memória do teu PC

Xiaomi 17T Pro aparece em imagens oficiais e promete baterias gigantes

O teu próximo smartphone vai custar uma pequena fortuna

HP lança nova geração de soluções Poly em Portugal

Google explica o consumo de memória do Android AICore

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

Narnia nos cinemas: Netflix adia filme de Greta Gerwig para 2027

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.