Android 9 Pie começa a ser lançado para os Google Pixel e Essential PH-1

Android 9 Pie - TecheNet

A Google revelou ontem o nome oficial da nova versão do seu sistema operativo, Android 9 Pie, e já começou a disponibilizar a versão final para alguns smartphones. Tal como seria de esperar, os smartphones Google Pixel são os primeiros a receber a mais recente actualização. Para surpresa de muitos, também o Essential PH-1 faz parte desta primeira vaga de actualizações.

Já viste? Razer Phone 2 poderá chegar antes do final de 2018

Com a desejada revelação a Google anunciou também que smartphones de várias fabricantes (Sony, Xiaomi, Nokia, Oppo, Vivo e OnePlus) que fizeram parte do programa beta do Android P vão receber a actualização para a versão final do Android 9 Pie até ao final o Outono. Para além destes smartphones, todos os integrantes do projecto Android One deverão também receber a actualização dentro desta linha temporal.



Foi também revelado que a Google está a trabalhar em conjunto com outras fabricantes para que consigam lançar a actualização para os seus smartphones até ao final de 2018, revelando assim uma estratégia que terá como principal objectivo fazer chegar a mais recente versão do Android ao máximo de smartphones até ao final do ano.

Android 9 Pie - TecheNet

O Android 9 Pie vai trazer novas funcionalidades bem interessantes!

Apesar de apresentar várias melhorias em termos de design, as grandes novidades da nova versão do Android são as suas novas funcionalidades, que prometem de forma bastante eficaz melhorar toda a experiência de utilização dos utilizadores.

Grande parte das novas funcionalidades foram desenvolvidas de forma a aumentar o máximo possível a autonomia dos smartphones, reduzindo o seu consumo de bateria. Existem duas novas funcionalidades que através de IA (inteligência artificial) vão ter a capacidade de aprender ao longo do tempo os hábitos do utilizador, de forma a optimizar a utilização do smartphone:

Adaptive Battery: esta funcionalidade vai ser capaz de aprender quais as aplicações que o utilizador mais utiliza, conferindo-lhes prioridade no que respeita ao seu funcionamento em segundo plano.

Adaptive Brightness: também através da utilização de IA, vai conseguir aprender ao longo do tempo quais as definições de brilho que o utilizador mais gosta de utilizar nos mais variados ambientes e desta forma realizar a gestão de forma muito mais eficiente.

Android 9 Pie - TecheNet

Neste novo Android 9 Pie foi também alterada a forma como interagimos com o smartphone no que respeita à sua navegação, uma vez que os botões de navegação foram substituídos por um único botão que será utilizado com uma variedade de gestos. Este sistema de navegação é bastante semelhante ao que vimos implementado no iPhone X da Apple.

Uma nova funcionalidade que poderá, ou não, vir a ajudar os utilizadores a terem um maior controlo no tempo por dia que utilizam os seus smartphones e também o tempo que passam nas várias redes sociais. Esta nova funcionalidade chama-se Digital Wellbeing e vai apresentar um painel central onde vais poder ver o tempo passado a utilizar o smartphone.

Para além disso terá também um temporizador de aplicações, que para além de controlar o tempo passado a utilizar cada aplicação, poderá também estipular um tempo limite por aplicação. Mesmo que para a maioria dos utilizadores esta venha a ser uma funcionalidade meramente informativa, poderá ser uma ferramenta bastante útil para os país conseguirem controlar o tempo de utilização dos seus filhos.

Ausente na última versão beta do Android 9 Pie, a Digital Wellbeing vai ser implementada primeiramente no novo Google Pixel 3 e só depois irá começar a ser disponibilizada para os restantes smartphones que já tenham recebido a actualização para o novo Android 9 Pie.

fonte | via

Outros artigos que vais gostar:

HUAWEI QUER TORNAR-SE A MAIOR FABRICANTE DO MUNDO JÁ EM 2019

HONOR PLAY APRESENTADO COM KIRIN 970 SOC NA ÍNDIA

5 PROMOÇÕES DE SMARTPHONES QUE NÃO VAIS QUERER PERDER!

Artigo anteriorPróximo artigo
frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e actualmente reside em Londres. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009. Fundador e autor do blog Androidblog.pt, criado em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *