França: Nova lei proíbe smartphones e tablets nas escolas

França Smartphones - TecheNet

O governo francês aprovou recentemente uma nova lei que será aplicada em todas as suas escolas, proibindo os alunos de utilizarem os seus smartphones e tablets durante todo o dia escolar. Esta nova lei tem como objectivo ajudar a diminuir o risco de vício nos smartphones para crianças e adolescentes.

Já viste? Facebook e Instagram vão-te ajudar a controlar o tempo “perdido” nas redes sociais

Anteriormente já existia uma lei em vigor que não permitia que os alunos tivessem os seus smartphones ligados durante os blocos de aulas, podendo apenas ser utilizados durante os intervalos entre aulas. No entanto, esta nova lei acaba por banir a utilização de smartphones totalmente durante todo o tempo em que os alunos se encontram na escola.



De acordo com a nova legislação, qualquer aluno até aos 15 anos não será permitido trazer o seu smartphone para a escola, ou pelo menos, manter o dispositivo totalmente desligado durante todo o dia em que aulas programadas.

Para além de ter como grande objectivo a redução da utilização excessiva de dispositivos móveis, os responsáveis pela aprovação desta nova lei dizem também que esta medida vai permitir preservar a integridade das salas de aula como um local de aprendizagem, removendo assim uma das maiores causas de distracção nos dias de hoje.

França Smartphones - TecheNet

» Vais deixar passar estas grandes promoções Regresso à escola!?  «

Existem algumas excepções à regra:

  • Os alunos poderão utilizar smartphones e tablets para fins educacionais.
  • Smartphones e tablets poderão ser utilizados para actividades extra-curriculares.
  • Estudantes com necessidades especiais poderão continuar a utilizar dispositivos móveis.

Estas são sem qualquer dúvida medidas que poderão ser bastante positivas para a experiência escolar dos adolescentes, resta saber até que ponto vão conseguir controlar eficazmente a aplicação desta lei. Certamente que os alunos não irão receber estas notícias de forma positiva, especialmente considerando o impacto que as redes sociais e consequente utilização de smartphones tem nas suas vidas.


Fica também no ar a possibilidade de outros países seguirem esta ideia do governo francês. Será que estas medidas poderão eventualmente chegar a Portugal?

fonte | via

Outros artigos que vais gostar:

Oppo F9 recebe destaque em novos teasers lançados pela fabricante

Huawei manda Apple para segundo lugar no ranking de fabricantes

Motorola One recebe certificação da TENAA com ecrã de 6,18″ polegadas

Artigo anteriorPróximo artigo
frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e actualmente reside em Londres. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009. Fundador e autor do blog Androidblog.pt, criado em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *