Adecco traça um futuro do trabalho híbrido

Adecco traça um futuro do trabalho híbrido

A Adecco, especialista em recursos humanos, divulgou uma análise onde garante que o desafio das empresas está num futuro da forma de trabalhar híbrida, i.e. com alternância entre trabalho remoto e onsite. Diz a especialista que o trabalho remoto é inclusivo com os colaboradores remotos a sentirem que os seus contributos em reuniões são mais valorizados, dado estarem todos na mesma sala virtual ao mesmo nível, embora permaneça o sentimento de menos ligação entre colegas.

Então, qual é o equilíbrio? O futuro deve ser híbrido, diz a Adecco.

O mundo está pronto para o “trabalho híbrido”, já que empresas e colaboradores pedem maior flexibilidade após o Covid-19.

Os gestores estão a analisar os benefícios da mudança e a reconhecer o valor complementar de um modelo híbrido de escritório / trabalho remoto. Isso representa uma oportunidade para repensar os modelos operacionais para identificar o melhor novo equilíbrio do trabalho flexível, a fim de maximizar os benefícios para os seus próprios funcionários e negócios.

No entanto, embora o aumento da flexibilidade e o trabalho em casa sejam uma aspiração para os colaboradores, os empregadores devem garantir que a colaboração e os relacionamentos com os colegas não sofram, pois, o trabalho remoto permanece. 74% dos entrevistados disseram que uma mistura de trabalho remoto e no escritório será o melhor caminho a seguir.

Haverá mais flexibilidade no nosso futuro, mas a questão de como isso é sustentado a longo prazo, para além da pandemia, permanece um desafio fundamental para as empresas.

Com todas as partes a exigir maior flexibilidade, é imperativo que todos estejam alinhados no modelo ideal. Auscultar as necessidades dos colaboradores para identificar quais os elementos do trabalho flexível que funcionaram bem e onde ainda há espaço para melhorias é o primeiro passo para estabelecer a nova norma.

Para garantir o sucesso, os líderes devem considerar as mudanças que ainda devem ser tomadas nos estilos de trabalho, ritmo de comunicação e organização da equipa, ao adotar um modelo de trabalho híbrido e evitar simplesmente aplicar as estruturas do passado.

Com a preferência para a divisão uniforme entre escritório e trabalho remoto, os líderes devem considerar qual a funcionalidade e o objetivo do escritório e, enquanto espaço de trabalho partilhado, como pode agregar mais valor a uma força de trabalho que pode e funcionará em qualquer lugar do mundo.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.