Dicas para mulheres não serem enganadas nas redes sociais

Se engana quem pensa que só os idosos caem em golpes praticados na internet. Os bandidos estão cada vez mais especializados e usando de técnicas emocionais para enganar mesmo os mais inteligentes. 

Publicidade
Loading...

Segundo informações apuradas pelo site UniversoDelas, a maioria dos golpes praticados nas redes sociais são contra mulheres. Elas representam 80% das vítimas do Golpe do Amor. 

Também conhecido como Golpe do Romance, os bandidos caçam mulheres solteiras, entre 45 e 55 anos e com boa condição financeira nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, ou até mesmo pelo WhatsApp. Eles também possuem perfil nos principais sites de encontro.

mulheres enganadas redes sociais
Autor: Andrea Piacquadio / Fonte: Pexels

Através de um perfil falso, eles analisam as mulheres por semanas e seduzem as vítimas com o intuito de conseguir dinheiro delas. Foi isso que aconteceu com uma empresária do Espírito Santo que perdeu R$ 42 mil nesse golpe. O bandido se passou por um médico do Canadá.  

A maioria deles diz morar fora do Brasil e/ou se identificam como bem-sucedidos, militares, divorciados ou viúvos. A história é muito bem planejada e o “relacionamento” pode durar meses. Geralmente eles possuem uma história de vida difícil, tem idade semelhante a vítima e mostram interesse de viajar para o Brasil para conhecer a mulher. 

Saiba como se proteger desses bandidos

  1. Racionalize primeiro

Em momento de fragilidade é bastante comum a mulher se deixar levar pelas promessas encantadoras do golpista. Mas antes de qualquer coisa, racionalize essa relação. Você precisa saber de forma muito clara quem é a pessoa, o que ela faz, se estuda ou trabalha, onde mora e todos os dados pessoais possíveis. 

  1. Não esconda da família

Eles sabem convencer as mulheres a esconder o relacionamento dos familiares, especialmente os filhos, que geralmente alertam as mães sobre o golpe. Se isso acontecer saiba que a chance de estar sendo enganada é muito grande. 

  1. Jamais deposite dinheiro

Nunca transfira ou faça algum depósito. Que motivos seriam plausíveis para dar dinheiro a alguém que você nem conhece? Nenhum. Eles contam histórias tristes para pedir dinheiro, ou muitas vezes ficam no vitimismo para a mulher oferecer por vontade própria. Não caia nessa. 

  1. Não compartilhe fotos pessoais

Sua intimidade deve ser preservada. Nunca mande fotos pessoais muito íntimas, como de nudez. Eles podem revelar que são verdadeiros golpistas e usar essas fotos para fazer chantagem e extorquir dinheiro de você. 

  1. Desconfie se ele não aceitar chamada de vídeo

Se você o convidar para uma chamada de vídeo e ele fugir do assunto, provavelmente se trata de golpe. Como usam imagens de outros homens para enganar as vítimas, não aceitam conversar por vídeo para esconder sua verdadeira identidade. 
O roteiro é quase sempre o mesmo. Mas ligue alerta de desconfiança com todas essas dicas. Dessa forma é possível filtrar golpistas na rede e proteger sua casa e família dos perigos da internet.

Outros artigos interessantes:

João Silva
A paixão por tecnologia já corre há muitos anos, separando os tempos livres entre a pesquisa de novas aplicações para o telemóvel e os mais recentes jogos para a Nintendo Switch.