O estúdio de design de Ian Callum, ex-diretor de design da Jaguar, revelou a sua primeira criação independente: o Callum Skye. Este veículo elétrico, com um estilo de buggy, promete ser mais do que um simples protótipo, com planos para uma produção limitada.
Ian Callum foi o diretor de design da Jaguar, assinado veículos como o E-Type ou o XJ, mas também, pela TWR Design, o Aston Martin DB7, Vanquish e DB9.
Um Todo-o-Terreno de elevadas prestações
O Callum Skye destaca-se pelo seu design pouco convencional. Este veículo todo-o-terreno de elevadas prestações apresenta rodas expostas e um habitáculo 2+2. Foi projetado para enfrentar diversos tipos de terreno, desde estradas sinuosas a pisos de cascalho, areia ou superfícies cobertas de neve.
O veículo apresenta uma linha baixa e um teto aerodinâmico, contrastando com as grandes rodas semi-expostas. A frente do veículo é marcada por uma grelha coberta com LEDs integrados, enquanto a traseira possui uma barra luminosa em LED. O habitáculo, totalmente coberto por razões de proteção, conta com amplas superfícies vidradas, incluindo janelas adicionais na parte inferior das portas.
Ian Callum apresenta o Skye
Iam Callum descreve da seguinte maneira o seu Skye:”O exterior apresenta um laço de acentuação marcante, intersectado por uma forte estrutura horizontal, ladeado por formas orgânicas à frente a atrás. É reduzido a um nível de necessidade e substimação”
Callum continua, afirmando que “no centro da história está o seu desempenho, estilo e capacidade, e um design que integra os elementos de engenharia. Por exemplo, a secção inferior das portas tem um vidro maravilhosamente integrado, oferecendo uma visibilidade extraordinária em todas as condições. Acredto que o Callum Skye é único em termos de conceito e presença no mercado”.
Performance e especificações
A Callum confirmou que o veículo terá tração integral e será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em aproximadamente quatro segundos. O peso em vazio é de 1150 kg. Segundo informações do Autocar, o Callum Skye terá um chassis com estrutura em aço, suspensão específica, dois motores elétricos e uma bateria de 42 kWh, permitindo uma autonomia de até 274 km entre carregamentos.
Rumo ao futuro: testes de estrada
O Callum Skye foi revelado como projeto, mas a empresa já está a trabalhar num modelo real que deverá iniciar os primeiros testes de estrada na primavera de 2024.
O objetivo é chegar à produção, estimando o Callum Design construir perto de meia centena de veículos.
Outros artigos interessantes: