TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Luz pode ativar células-tronco na regeneração dos dentes

Luiz Guilherme Trevisan Gomes por Luiz Guilherme Trevisan Gomes
29/05/2014 - Atualizado a 06/03/2021
Em Ciência
Que haja luz: imagens de microscopia de raios-x demonstraram a formação de dentina reparativa (terciária) 12 semanas depois do tratamento com laserterapia. As cerquilhas (#) amarelas representam os pontos em que a dentina terciária se formou nos grupos controle (dir. ) e submetido ao tratamento (esq. ). Nas imagens, é possível ver que os dentes tratados com laser produziram muito mais dentina do que os demais. Crédito: wyss institute; seas
 

que haja luz: imagens de microscopia de raios-x demonstraram a formação de dentina reparativa (terciária) 12 semanas depois do tratamento com laserterapia. As cerquilhas (#) amarelas representam os pontos em que a dentina terciária se formou nos grupos controle (dir. ) e submetido ao tratamento (esq. ). Nas imagens, é possível ver que os dentes tratados com laser produziram muito mais dentina do que os demais. Crédito: wyss institute; seas

 

 




Um novo estudo com células-tronco é o primeiro a demonstrar como uma fonte de luz de baixa potência pode fazê-las restaurar o tecido do corpo. A laserterapia de baixa potência, como é conhecida a técnica, foi usada para regenerar a dentina — tecido mineralizado que compõe grande parte da massa dos dentes — de roedores e pode ser aprovada para uso em tratamentos de dentes humanos, afirmam os pesquisadores de Harvard que conduziram o trabalho.

“Este é um dos raros casos nos quais seria mais fácil fazer este trabalho em um humano”, disse David Mooney, pesquisador do Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering, centro de pesquisas da Universidade Harvard.

A técnica desenvolvida por Mooney se destaca pela aplicação direta no corpo, contrapondo-se aos estudos de regeneração atuais, que exigem o isolamento e manipulação das células-tronco antes que estas sejam devolvidas ao corpo. “Nossa modalidade de tratamento não introduz nada novo no corpo, e os lasers são rotineiramente usados na medicina e na odontologia”, explica Mooney, razões pelas quais ele espera poucas barreiras técnicas ao emprego efetivo da terapia nos consultórios.

No início, a pesquisa dependeu dos esforços do autor líder e dentista Praveen Arany, cientista dos Institutos Nacionais da Saúde (NIH), agência governamental dos Estados Unidos. (À época do trabalho com a laserterapia, porém, Arany era estudante em Harvard.) O dentista levou alguns roedores ao seu laboratório e se pôs a fazer perfurações nos molares dos animais, posteriormente aplicando pequenas doses de laser à polpa dentária exposta, que continha células-tronco adultas, e vedando as cavidades temporariamente. Após cerca de 12 semanas, imagens e microscopia de raios-x revelaram que o laser estimulava a formação de dentina, em comparação com um grupo controle.

Para conhecer o mecanismo molecular por trás da restauração da dentina nos roedores, a equipe trabalhou com culturas de células e descobriu que uma proteína celular regulatória comum, o fator de transformação de crescimento beta-1 (TGF-β1 — proteína que controla, entre outras funções celulares, a proliferação e a diferenciação) era de fundamental importância na diferenciação das células-tronco em dentina.

No entanto, o TGF-β1 é ativado por outras moléculas no organismo. Assim, verificou-se inicialmente que doses específicas de laser levavam à formação de espécies reativas de oxigênio, moléculas quimicamente ativas que resultam da perda de elétrons por parte do oxigênio molecular (O2), e que possuem papel importante nas funções celulares. Essas espécies reativas de oxigênio eram responsáveis por ativar o TGF-β1 e, por fim, pela diferenciação das células-tronco.

Os resultados da pesquisa parecem consolidar as evidências — esparsas, até então, na literatura — da eficácia da laserterapia de baixa potência, ou fotobiomodulação, em diversos usos médicos. Por terem chegado ao nível molecular da atuação da luz de baixa potência, os cientistas podem ter lançado as bases para futuros experimentos clínicos, inclusive com humanos — o próximo objetivo de Arany, que se diz empolgado para expandir suas observações “para outras aplicações regenerativas com outros tipos de células-tronco”.

Make-it-clear-brasilMake It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Tags: células-troncodentesluzmedicina
PartilhaTweetEnvia
Luiz Guilherme Trevisan Gomes

Luiz Guilherme Trevisan Gomes

é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e trabalha como consultor financeiro na Valore Brasil - Controladoria de Resultados. Atualmente, cursa o MBA em Controladoria e Finanças na Universidade de São Paulo (USP). Entusiasta da razão e da ciência, fundou o espaço de divulgação científica Make It Clear Brasil, em 2013.

Artigos relacionados

Blue origin explosão
Espaço

Blue Origin: foguetão New Glenn explode em teste de rotina

29/05/2026
Mit cria fibras musculares artificiais sem motores para robótica
Ciência

MIT cria fibras musculares artificiais sem motores para robótica

10/04/2026
Artemis ii - lua (3)
Espaço

O Moon Shot da Apple e da Nikon: A Artemis II já orbita a Lua e as fotos são incríveis

09/04/2026

Comentários

Últimas notícias

Apple: O preço do iPhone 18 Pro pode assustar

Queda de preço no Xiaomi Pad 8 Pro: poupa mais de 150 euros

HP revela novo ecossistema de colaboração baseado em IA

ChatGPT fica mais inteligente na saúde com o novo GPT-5.5

Dataland: O primeiro museu de arte gerada por IA do mundo

Anthropic suspende modelos Fable 5 e Mythos 5 por ordem dos EUA

Más notícias: Disney+ perde Dolby Vision e filmes 3D na Europa

Adeus monopólio: UE quer forçar a Apple a abrir o iCloud

Google revela que 44% dos portugueses planeiam compras na Black Friday

Projetor portátil Nebula Mars 3 Air cai de preço: poupa 122 euros

Android 17: Um bug bizarro bloqueia o Wi-Fi nos smartphones Pixel

Apple é obrigada a abrir o iOS a lojas alternativas no Brasil

Gemini Live: a inteligência artificial da Google ganha memória

Auscultadores Soundcore Q20i com cancelamento de ruído: oferta Prime antecipada

Google ajuda a gerir o tempo de ecrã dos miúdos

CEO da Nothing promete roubar clientes à Apple um a um

Vivo X Fold 6 surpreende com bateria de 7.000mAh e resistência extrema

Bolha flutuante do Gemini recebe novo design e animações no Android

JBL lança novos auscultadores Live 780NC e 680NC com áudio espacial

Google Home com Gemini já tem data de lançamento oficial

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.