Google Assistant 2018 Mobile

Google Assistant: 6 Novas funcionalidades impressionantes!


A Google apresentou a sua assistente virtual – Google Assistant – em 2016 e desde então a sua evolução tem sido espectacular, transformando-se cada vez mais numa verdadeira assistente sempre presente para te facilitar o dia a dia. Durante a Google I/O 2018 a gigante do mundo da tecnologia veio revelar os seus planos para a Google Assistant e as novidades não poderiam ser mais surpreendentes.

— OPPO RealMe 1 chega à Índia no dia 15 de Maio —

Durante os seus dois anos de existência a Google Assistant tem conseguido cada vez tornar-se numa ferramenta indispensável para os utilizadores de smartphones e outros dispositivos inteligentes. Mas tal como tudo  no mundo da tecnologia, é necessário continuar a derrubar barreiras para conseguir atingir o que antes era pensado ser impossível. Pois bem, com os planos revelados pela Google, parece que estão preparados para fazer isso mesmo.

1| A Google Assistant vai conseguir realizar chamadas

Esta foi uma das funcionalidades mais surpreendentes reveladas durante a palestra, onde foi demonstrada a futura capacidade da Google Assistant em realizar chamadas de forma autónoma. Sim, ao que parece a assistente virtual vai ser capaz de fazer a tua próxima marcação para cortar o cabelo sozinha.

As novas capacidades da Google Assistant levam todo o conceito de AI (inteligência artificial) para um outro patamar. De acordo com a Google, a sua equipa de desenvolvedores já está a trabalhar nesta tecnologia há muitos anos. Juntamente com outras novidades, é bastante possível que a Google Assistant consiga passar com sucesso o teste de Turing.

Google Assistant 2018

2| Novas vozes para a assistente virtual

Um dos pontos que muitos utilizadores vêm reclamando é não ser possível alterar a voz da assistente virtual. Pois bem, a Google não gosta de deixar ninguém insatisfeito e vai introduzir várias vozes para que possas escolher aquela com quem mais te identificas. Com estas implementações a Google Assistant vai começar a fazer-se ouvir de forma muito mais pessoal e natural.

Uma das vozes que será disponibilizada, para quem utiliza a Google Assistant em Inglês, é a do famoso músico John Legend. Depois de introduzida esta nova funcionalidades, espera-se que venham a ser disponibilizadas mais de 6 vozes diferentes.

3| Google Assistant vai à escola

Qualquer utilizador frequente da Google Assistant (GA) deparou-se já com algumas batalhas verbais com a assistente virtual, onde por diversas ocasiões a GA não consegue compreender de forma clara o que o utilizador está a comunicar, devido ao seu sotaque ou pronuncia.

Para além disso, são várias as vezes em que a própria Google Assistant acaba por fazer-se entender de forma pouco natural e de certa forma robótica. Com a evolução da tecnologia de inteligência artificial a Google pretende rectificar estas mesmas situações.

Num futuro próximo espera-se também que a frase de activação “OK Google” seja removida, sendo que esta é uma das principais razões que conversas fluídas com a assistente virtual não são possíveis.

4| Licenciatura em multitasking está a caminho

Até agora a Google Assistant apenas é capaz de realizar uma tarefa de cada vez, o que por vezes se revela insuficiente para que toda a experiência aconteça de forma natural. Por isso mesmo, a Google vai “ensinar” a sua assistente virtual a processar duas acções em simultâneo.

É verdade que por vezes a GA tem dificuldade em lidar com apenas um pedido, mas certamente que se a Google vai introduzir multitasking, irá também resolver os problemas em identificar e processar pedidos singulares.

Google Assistant 2018

5| Ecrã dedicado à Google Assistant

Não há qualquer dúvida que a principal forma de interação com a GA é através de comandos de voz que em breve irão possivelmente resultar numa conversa bastante fluída. Mas ainda assim a Google achou que seria importante disponibilizar um ecrã dedicado à assistente virtual.

Assim sendo, estes ecrãs que terão o nome de “smart displays” irão possibilitar aos utilizadores interagir com a assistente através do toque no seu ecrã em vez de comandos de voz. Para facilitar ainda mais este tipo de interação, a Google Assistant vai apresentar várias opções baseadas nos vários serviços a que está ligada, de forma a que não precises de escrever.

6| O verdadeiro modo mãos livres

Enquanto estiveres a utilizar o Google Maps no teu carro, vais poder interagir com a Google Assistant sem precisar de interromper a utilização da aplicação de navegação. A GA vai ajudar-te a controlar a música que estás a ouvir, enviar e “ler” mensagens ou realizar qualquer outra acção disponível na GA sem precisar de interromper o Google Maps.

Google Assistant 2018

|via

Outros artigos que vais gostar:

Xiaomi Mi 7: Novas fotografias revelam um “notch” gigante!

OnePlus 6 faz mais uma aparição nas mãos de Pete Lau

Honor 7S vai chegar com ecrã FullView e reconhecimento facial


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *