ASUS ROG é o “Chuck Norris” dos smartphones gaming!

ASUS ROG

A Computex 2018 abriu em grande estilo hoje, com a ASUS a ser raínha do centro das atenções com a apresentação do seu primeiro smartphone gaming. O novo ASUS ROG vai chegar para fazer frente ao Razer Phone e ao Black Shark da Xiaomi, e ao que parece irá conseguir facilmente reclamar a coroa de “Rei do Gaming” no segmento móvel.

— VIVO Nex: Câmara frontal ganha destaque em novo poster —

Com a grande evolução dos smartphones nos últimos anos parece que a chegada de jogos cada vez mais complexos e apetecíveis era inevitável. Ainda mais recentemnete, com a chegada dos fenómenos PUBG e Fortnite aos smartphones Android, torna-se ainda mais fácil às fabricantes tomar a decisão de se aventurarem no desenvolvimento de smartpones direccionados para o gaming.

Pelo que podemos ver a ASUS decidiu investir grande parte dos seus recursos no desenvolvimento do ASUS ROG, pois o resultado final é simplesmente divinal. Especialmente com os gamers em mente, o ASUS ROG apresenta-se com um design tão atractivo como agressivo, que irá apelar certamente aos fãs dos vídejogos em smartphones. Para além disso, tal como seria de esperar, as suas especificações são dignas de um topo de gama, trazendo ainda vários detalhes únicos que o tornam bastante especial.

No que respeita às suas especificações o ASUS ROG apresenta um ecrã AMOLED de 6″ polegadas com uma resolução de 2160 x 1080 pixels, com suporte para conteúdo HDR. Este ecrã tem a capacidade para correr jogos a 90Hz e tem uma velocidade de resposta de 1ms. Quanto ao seu ecrã, não consegue ser mais rápido que o do Razer Phone (120Hz), mas com o ROG terás todos os benefícios trazidos pelo painel AMOLED.

ASUS ROG

A controlar o centro das operações, tal como seria de esperar, está o processador Qualcomm Snapdragon 845 SoC. Este é o mais potente processador da actualidade, escolhido para equipar a esmagadora maioria dos smartphones topo de gama de 2018. No que respeita ao seu espaço de armazenamento, a ASUS preferiu não revelar ainda quais serão as opções disponíveis, sabendo-se apenas que irá chegar com uns generosos 8GB de memória RAM.

No segmento fotográfico o ASUS ROG também não deverá decepcionar nenhum utilizador. Apesar de não ter sido desenvolvido com as suas capacidades fotográficas como prioridade, apresenta as mesmas capacidades do ASUS ZenFone 5, que são bastante aceitáveis. Assim sendo, vai apresentar uma dupla câmara traseira composta por um sensor principal de 12 megapixels e um secundário de 8 megapixels. Na frente do smartphone está uma câmara de 8 megapixels).




Gamer que é Gamer tem que ter “luzinhas”!

O painel traseiro do ASUS ROG traz também algumas surpresas, apresentando o seu leitor de impressão digital e também o seu logotipo em tom cinzento que tem embutidos LEDs RGB programáveis. Podes programar a forma com o o logo do ROG se acende atravez de uma aplicação dedicada, tendo inúmeras opções à disposição.

Outro detalhe delicioso foi o facto da ASUS ter pensado no “pesadelo” que é utilizar um smartphone normal para gaming enquanto se encontra a carregar. Assim sendo, o ASUS ROG apresenta um total de 3 portas USB Type-C, em que uma está colocada na posição tradicional e as duas entradas adicionais foram colocadas na lateral do smartphone.

Mas as surpresas não se ficam por aqui, o ASUS ROG chega também com 3 sensores ultrasónicos programáveis. Dois deste sensores encontram-se posicionados de forma estratégica para que possam ser utilizadores como triggers enquanto jogas os teus jogos com o smartphone na horizontal, colocando a experiência muito próxima de um comando tradicional de uma consola de videojogos.

ASUS ROG

O ASUS ROG é alimentado por uma bateria de 4000 mAh com suporte para a nova tecnologia de carregamento ASUS HyperCharge. Na sua essência, esta “tecnologia” passa por mover o chip de carregamento para a tomada de parede de forma a reduzir ao máximo o aquecimento do smartphone.

Ainda a pensar no esperado aquecimento do smartphone enquanto utilizado para jogos, a ASUS equipou o seu smartphone gaming com um sistema de arrefecimento “3D vapor-chamber”, que basicamente é composto por uma placa de cobre aliada a pedaços de carbono. Esta tecnologia de arrefecimento consegue alegadamente dissipar 16x mais aquecimento do que um vulgar smartphone.

O ASUS ROG chega com uma mão cheia de acessórios!

Juntamente com o ASUS ROG a fabricante revelou também vários acessórios compatíveis com o novo smartphone gaming de forma a potenciar ainda mais toda a experiência de videojogos no dispositivo. O mais simples de todos os acessórios é o “AeroActive Cooler”, que na sua essência é um acessório clip-on que tem uma ventoínha que ajuda ainda mais a manter o smartphone a temperaturas aceitáveis. Este acessório liga-se às suas entradas USB do smartphone, controlando o brilhar do logotipo no painel traseiro e oferecendo uma entrada áudio 3,5mm.

ASUS ROG

Um dos mais interessantes acessórios é sem dúvida a “TwinView Dock”, que tal como o próprio nome sugere, coloca à disposição do utilizador um segundo ecrã. Esta dock basicamente transforma o ASUS ROG numa Nintendo DS a tomar esteróides. Para além de oferecer um segundo ecrã, a “TwinView Dock” oferece uma extensão de bateria e melhora a ergonomia do smartphone.

A ASUS realizou uma parceria com a GameVice para o desenvolvimento de um comando clamp-on concebido especificamente a pensar no ROG, oferecendo assim uma quase idêntica experiência quando comparado com um comando de uma PS4 ou Xbonx One.

Por último, se quiseres levar toda a tua experiência mobile gaming para um nível nunca antes visto, vais querer dar uma olhada na “Mobile Desktop Dock“. Basicamente esta dock funciona de forma muito semelhante à apresentada pela Samsung há uns tempos, permite ligar o smartphone a um monitor externo, oferecendo ainda uma grande variedade de entradas e suporte para a combinação rato/teclado.

O ASUS ROG apresenta-se sem qualquer margem para dúvida como o mais ambicioso smartphone gaming, oferecendo especificações topo de gama com tecnologia especifica para gamers que pouco mais poderia pedir para ter num smartphone. Com todos os acessórios disponíveis será certamente difícil conseguir obter uma melhor experiência de jogo, resta-nos saber quais serão os seus preços.



A ASUS não revelou qualquer informação no que respeita ao preço de venda do smartphone e de todos os acessórios, afirmando apenas que irá ser lançado durante o terceiro trimestre de 2018. A verdade é que todas estas tecnologias e acessórios não irão chegar com preços ao alcance de todos os utilizadores, mas para os mais aficcionados, o investimento deverá valer a pena.

Todos os créditos das imagens pertencem ao Engadget | via

Primeiro Sorteio Banggood.com | Tech&Net

Outros artigos que vais gostar:

Xbox One poderá receber a Alexa e Google Assistant em breve

A Google está a trabalhar num Pixel gama média com SD710

Banggood.com: Uma excelente opção para comprar gadgets na China

Artigo anteriorPróximo artigo
frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e actualmente reside em Londres. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009. Fundador e autor do blog Androidblog.pt, criado em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.