A felicidade dos colaboradores é a chave para o crescimento sustentável

A IT People Innovation considera o investimento no bem-estar e satisfação dos colaboradores uma prioridade para o seu o sucesso da empresa

A IT People Innovation aposta numa estratégia de retenção e desenvolvimento de talento para o crescimento de negócio.

Num cenário empresarial exigente, caracterizado por um mercado de trabalho competitivo em que a mudança de emprego é comum, a felicidade dos trabalhadores é considerada pela IT People Innovation como um argumento essencial na política de desenvolvimento e aprimoramento de capital humano que contribui para a estratégia de retenção de talento. A empresa acredita que esta aposta é um pilar de crescimento sustentado para o desenvolvimento da empresa e do negócio.

A aposta na inovação é algo que está sempre presente no ADN da IT People Innovation. Em 2019, a empresa materializou essa aposta através da implementação de um programa de retenção de talento exclusivo no mercado. Este programa conjuga gamificação, objetivos de recursos humanos e blockchain numa solução de salário emocional que visa promover iniciativas que aumentam o nível de envolvimento e interação entre colegas, equipas, departamentos e com a própria empresa. Ainda nesta senda, a IT People Innovation reformulou recentemente o seu plano de benefícios para enquadrar diferentes gerações, as suas características, capacidades e ambições. A nível prático, a empresa garante uma maior flexibilidade no que respeita a trabalho remoto, um argumento especialmente valorizado pelos membros da geração y e z, que estão a ter o seu baby boom. No caso dos Millennials, por exemplo, a empresa privilegia a disponibilidade de experiências no estrangeiro e a possibilidade de trabalho com novas tecnologias, pessoas e processos.

Com este objetivo em mente, existem na IT People Innovation iniciativas diferenciadoras implementadas mensalmente. Entre elas, destaque para ações de âmbito social e ambiental que promovem entre os colaboradores a consciencialização para a sua capacidade de intervenção nestas e em outras áreas. Estas iniciativas garantem, igualmente, eventos recorrentes para o convívio e boa-disposição de toda a equipa, potenciando de forma constante o envolvimento das equipas e departamentos bem como o sentimento de pertença à organização.

Precisamente como exemplo disto, os colaboradores juntam-se frequentemente para fazer cervejas artesanais no escritório que são mais tarde apreciadas pelas equipas. Esta iniciativa teve início quando um colaborador partilhou a sua paixão com os restantes e é neste momento uma tradição, apoiada pela empresa, que inclui «workshop» de aprendizagem dos processos de preparação da cerveja e a organização de um mini-evento no dia da degustação da cerveja produzida pelos próprios colaboradores, com música ambiente e vários petiscos para acompanhar.

Rute Santos, Executive Director da IT People Innovation, sublinha que “as novas fórmulas, e aqui não há nada de mágico, que implementámos permitem-nos contribuir para a felicidade dos nossos colaboradores e, desta forma, oferecer-lhes argumentos que não existem noutras empresas. Consideramos o capital humano o nosso recurso mais precioso e, inerentemente, o alicerce e o pilar do nosso crescimento”.Desta forma, a empresa garante uma maior competitividade na oferta e melhora os benefícios disponibilizados criando, assim, mecanismos de diferenciação marcantes num mercado onde as empresas se esforçam por se destacar nas ofertas que apresentam

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.