Quer otimizar o seu CV? Siga os cinco passos da especialista Adecco.

Aprender a organizar o CV é fundamental para garantir novas oportunidades de emprego. A Adecco lançou as cinco dicas ajudá-lo a organizar o seu Curriculum Vitae de forma mais eficiente.  

1. Personalize ao máximo o seu CV

Já sabe que hoje tudo evolui e acontece mais rápido. Portanto, as necessidades das empresas tendem a ser mais específicas assim como os perfis profissionais procurados. Se quiser que os recrutadores notem em si, precisa de destacar exatamente o que estão a procurar e esquecer os currículos massificados e impessoais que são enviados para todos. Trata-se de ter um modelo curricular e personalizá-lo de acordo com os requisitos solicitados em cada oferta a que está a candidatar-se. Se, por exemplo, uma empresa precisar de um Web Developer com 3 anos de experiência em Visual Basic e a sua experiência e conhecimentos responderem a esse pedido, coloque-o no sumário e reveja os projetos que desenvolveu com essa linguagem de programação para poder exemplificar.

2. Seja conciso

Se tirou formações especificas na área, mas que hoje são considerados mais obsoletos por falta de “uso” das mesmas a nível prático, mencione como conhecimento técnico que agrega valor ao seu currículo, mas não deve alongar-se muito nelas. Lembre-se de que os recrutadores lidam com centenas de currículos todos os dias, portanto o seu, deve ser conciso e direto ao que procuram, e acima de tudo, deve estar bem estruturado.

3. Mostre que não é um robôt

Pode e deve ser conciso, mas, tenha cuidado, isso não significa que tenha de escrever em indiano, listando as suas competências técnicas e destacando a bold as competências. Os recrutadores precisam de ter uma ideia da pessoa por trás de um currículo para saber se, além de atender aos requisitos técnicos, ela pode adequar-se à cultura e aos valores da empresa. Portanto, pode ser útil desenvolver com frases completas algumas das funções que desenvolveu nos seus últimos trabalhos, bem como os cursos ou workshops que participou. Certamente dizem muito sobre si!

4. Estruture as informações

Sabemos que eventualmente tem muita informação a colocar no seu currículo, mas garantimos que, se as informações não forem ordenadas corretamente, estas passarão despercebidas pela maioria dos profissionais de RH. Porquê? Como já dissemos antes, lidam com milhares de currículos todos os dias e não perderão tempo a tentar organizar um currículo confuso. Para tornar a sua vida mais fácil, pode começar o seu CV com um sumário, no qual sintetiza as suas conquistas profissionais e as suas competências técnicas. Idealmente, à medida que avançamos no ponto 1, tanto as suas conquistas quanto as suas competências estão diretamente relacionadas aos requisitos da oferta. Se assim for, em menos de um minuto terá conseguido o mais difícil: atrair a atenção.

Depois tudo será mais fácil. Pode continuar com a sua experiência profissional (da mais recente à menos recente), destacando, por um lado, as funções desempenhadas na posição e, por outro lado, as tecnologias utilizadas para desenvolvê-las. A formação também é muito importante, mas não o mais relevante. Hoje o ritmo é tão intenso que a aprendizagem deve ser continua, e, portanto, qualquer recrutador perceberá que, atualmente, está ciente das tecnologias mais inovadoras.

5. Aptidões e competências técnicasSe reler este artigo, notará que as competências técnicas são mencionadas, se não em todos, em quase todos os pontos anteriores. Não é de admirar: competências técnicas são a alma de qualquer CV, então deve destacá-las acima de tudo, explicando como ajudaram a desenvolver os seus projetos e alcançar as suas conquistas. Claro, são fundamentais para conseguir o emprego, embora talvez por si só não sejam suficientes. Em todos os sectores existem cada vez mais empresas que procuram determinadas competências nos seus funcionários. Pensamento analítico, trabalho em equipa, resolução de problemas complexos ou capacidade de aprendizagem e a inteligência emocional são alguns dos mais exigidos.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.