Saiba como manter a produtividade alta mesmo com baixas velocidades de navegação

Alertando para o facto que em todo o mundo, milhões de pessoas adaptam-se ao teletrabalho à medida que a pandemia do Covid-19 se espalha, as frustrações neste desempenho diário é muitas vezes frustrado a nivel tecnológico. Na Europa Ocidental, diz a marca, o tráfego da Internet aumentou em até 70%, em algumas zonas dos EUA o aumento foi de 25% e por isso a já na Europa, a Netflix, o Facebook e o YouTube concordaram em reduzir a qualidade do vídeo para diminuir a carga.

Apesar disso, a maioria dos analistas concorda que as redes estão a lidar muito bem com o aumento do tráfego. Para ajudar a prevenir as dificuldades que os colaboradores podem sentir para manter a ligação internet a uma boa velocidade ou qualquer outro problema na sua rede doméstica a Adecco lançou algumas dicas simples.

Encontre o ponto de estrangulamento

Em primeiro lugar, precisa de descobrir onde está o problema. Pode usar uma ferramenta on-line, como o Speedcheck, para medir as velocidades que está a obter do seu fornecedor de serviços de Internet (ISP). Mas precisa fazer isso num computador com uma conexão com fio ao seu router. Se fizer isso a partir de um computador com rede sem fio, estará a medir a velocidade do seu Wi-Fi.

Se as velocidades do seu ISP forem baixas, entre em contato e verifique o que pode ser feito. Talvez possa aumentar temporariamente a velocidade mudando para um pacote diferente. Se a ligação de banda larga estiver lenta, mas a ligação de dados móveis estiver boa, poderá usar o telefone como um ponto de acesso e direcionar a sua atividade por essa rede. No entanto, antes de fazer isso, verifique o seu limite de dados e quanto terá que pagar por dados extras.

Se a velocidade do seu router for boa, é provável que qualquer desaceleração seja causada pela sua rede Wi-Fi doméstica. Talvez haja muitas pessoas na sua casa a trabalhar ou a aceder à internet simultaneamente. Com várias pessoas a competirem por dados, a rede pode ter problemas. Considere definir horários específicos para alternar o acesso das pessoas e garantir melhor qualidade.

Quanto menos dispositivos na rede, melhor. O seu computador, telefone, tablet – e os de outras pessoas na casa – provavelmente estão sempre ligados e a sua TV, consola de jogos, colunas inteligentes e até termostato também podem estar online e a partilhar dados. Tente desligar os que não precisa.

Certifique-se de comunicar a situação aos colegas de trabalho e a quaisquer clientes com os quais lida no âmbito do seu trabalho. Inicie as reuniões executando o plano se a chamada cair. A maioria das ferramentas de videoconferência oferece às pessoas várias maneiras de participar. Se a velocidade da sua internet não for suficiente para uma vídeo chamada, use apenas voz. Se não puder entrar no seu computador, tente ligar de telemóvel ou linha fixa.

Depois de instalar os sistemas, pode gastar menos tempo a gastar como o seu próprio helpdesk de TI e mais tempo para realizar o seu trabalho real, reduzindo os seus niveis também de frustração e o tempo perdido em resolução de problemas.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.