Diederik de Koning (Gift Campaign): “os brindes personalizados tornaram-se uma arma poderosa nas estratégias de Marketing das empresas”

Gift Campaign

Num mundo tão competitivo e veloz como é o do comércio eletrónico, palavras como personalização, qualidade e atendimento individualizado são cada vez mais determinantes para o sucesso de uma empresa. Ou isso afirmam na Gift Campaign, uma loja online especializada em brindes publicitários personalizados, recentemente lançada em Portugal. Diederik de Koning, um dos fundadores da empresa, conta-nos a sua história nesta entrevista. 

Como descreveria a Gift Campaign? 

Somos uma empresa especializada na venda online de brindes de empresa e artigos publicitários. Temos um vasto catálogo que inclui desde acessórios de escritório a brindes corporativos para lazer e tempo livre, incluindo utensílios domésticos, gadgets tecnológicos e produtos têxteis. O contato direto com o cliente e a qualidade dos artigos personalizados que oferecemos são a nossa máxima. Geograficamente, depois de nos posicionarmos como uma referência no mercado espanhol, também temos vindo a reforçar a nossa presença no mercado italiano, francês e recentemente (março de 2020) chegámos a Portugal. E esperamos continuar a crescer.

Como surgiu a ideia de fundar a Gift Campaign?

Na verdade, a criação da empresa surge de uma evolução profissional. Trabalhei para uma grande empresa europeia de brindes promocionais, onde me tornei Diretor de Marketing. Quando surgiu a crise de 2008, a companhia sugeriu que eu fosse com eles para a Holanda. Sou holandês, mas vim para Espanha com a minha esposa, que é espanhola, e acabei por decidir ficar aqui, onde já tinha a minha vida feita. Aproveitando a minha experiência no setor e os contatos que fiz, vi aqui a oportunidade de montar algo. Uni esforços com Oriol Badia, o meu sócio – que era o responsável pelo comércio eletrónico da empresa onde trabalhava – e ambos ficámos em Espanha para lançar a Gift Campaign.

Como foram os primeiros anos? Quais foram as maiores dificuldades às quais se enfrentaram?

A principal dificuldade foi começar uma empresa do zero, em casa e com um orçamento bastante inferior ao da concorrência. O desafio era grande e o risco também, pelo que tínhamos que controlar cada euro que gastávamos. Tínhamos que posicionar a empresa na Internet com recursos escassos, investindo em campanhas inteligentes e otimizadas no dia a dia. Depois de superado este passo, começámos a dirigir esforços ao crescimento da equipa para suportar o crescimento das vendas, e à formação de novos funcionários e colaboradores. Precisávamos de estar preparados para atuar em qualquer circunstância sem prejudicar o projeto. Felizmente, correu tudo bem e neste momento já temos uma equipa sólida, que nos permite atuar tranquilamente em quatro mercados europeus. 

Quais foram as causas para esse sucesso de vendas? O que é que lhes permitiu avançar e crescer tão rápido?

Um dos nossos pontos mais positivos reside na atenção que prestamos ao cliente, aplicando um modelo misto entre venda online e atendimento personalizado. Por outro lado, os nossos processos internos são altamente eficazes tanto na venda como na pós-venda. E tudo porque  damos prioridade à qualidade dos produtos, que afinal de contas são os melhores embaixadores da nossa marca de brindes personalizados. A nível digital, também temos um posicionamento online que nos trouxe o tráfego suficiente para que a página web continuasse a crescer e para chegar onde chegámos.

O que é que torna a Gift Campaign diferente da concorrência?

O nosso principal objetivo, quando fundámos a Gift Campaign, era fazer as coisas de forma diferente. Como referia anteriormente, decidimos oferecer um serviço que alia as vantagens do comércio online com o atendimento personalizado. A personalização online é confortável porque permite poupar tempo e dinheiro, tanto para o cliente como para a empresa. Mas em muitas ocasiões pode ser um processo complexo, devido às múltiplas opções de personalização existentes, e o cliente pode sentir-se perdido e sozinho. No site da Gift Campaign oferecemos todas as opções de compra direta, orçamento e personalização, mas temos pessoas a acompanhar o cliente durante todo o processo, desde a primeira ideia até à entrega do produto. E da mesma forma, se detetarmos um erro nos arquivos enviados, no resultado final, etc, temos as ferramentas para contactar o comprador de imediato e solucionar eventuais problemas. Concluindo, é um modelo de personalização online de brindes corporativos, mas com atendimento humano integral e contínuo.

Os brindes personalizados são eficazes?

Sem dúvida. São uma ferramenta de marketing usada por cada vez mais empresas, por diversos motivos. Primeiro, porque os clientes e funcionários adoram receber brindes corporativos. É mais: esperam por eles, o que é um fato inovador em comparação com a visão tradicional da publicidade invasiva. Em segundo lugar, porque há brindes personalizados muito úteis e baratos, e o catálogo de artigos disponíveis é imenso. Quase tudo o que se possa imaginar pode ser personalizado. Por isso, as empresas encontram sempre o artigo publicitário ideal para o seu público-alvo, personalizável de acordo com a imagem da sua marca.

Mas se há algo a destacar, acima de tudo, é a relação qualidade-preço e a eficácia destes produtos. Com um investimento mínimo, a partir de um euro por unidade, as empresas que investem em brindes promocionais vêm a difusão da sua marca multiplicada. Além disso, podem chegar aos espaços mais pessoais dos consumidores, às suas cozinhas, escritórios e até mesmo aos seus bolsos pessoais. Os resultados obtidos com a distribuição de brindes promocionais são enormes e o investimento é muito baixo, pelo que não poderia ser mais positivo para uma empresa. Seja para atrair a atenção de clientes potenciais em feiras e congressos, para mimar os  funcionários ou para oferecer como artigos de merchandising, os brindes personalizados tornaram-se uma arma poderosa nas estratégias de Marketing das empresas.

Que tipo de clientes e empresas compram na Gift Campaign?

Na realidade, qualquer empresa pode usar brindes personalizados nas suas campanhas de Marketing. No nosso caso, por sermos uma empresa altamente focada na venda ao cliente B2B, atendemos principalmente a empresas, pois orientamos os pedidos para um determinado número mínimo de unidades (normalmente a partir de 25 unidades). Empresas de tecnologia, bancos, farmacêuticas, desde PMEs e microempresas até grandes corporações, a gama é tão variada que não poderia traçar um perfil específico.

O que é necessário fazer para adquirir os produtos personalizados da Gift Campaign?

É tão fácil como entrar no nosso site, procurar o artigo publicitário pretendido, escolher a cor, o número de unidades pretendidas e o tipo de personalização (técnica de impressão a usar, número de cores posição do logotipo, etc) e descarregar o orçamento online, solicitar uma amostra virtual à nossa equipa de Apoio ao Cliente ou fazer diretamente a compra. E em caso de dúvida, pedir ajuda aos nossos agentes. Tão fácil quanto isto!

Grande parte dos vossos artigos estão orientados para eventos corporativos. Que produtos são mais adequados para estas ocasiões?

Em feiras e congressos, os que funcionam melhor são os brindes que podem ser úteis durante o próprio evento, como sacos publicitários, canetas ou cadernos personalizados. Também são muito populares as USBs corporativas, já que muitas empresas desejam fornecer informações aos seus clientes e aos visitantes do stand. Para os responsáveis da empresa, os lanyards personalizados têm muito impacto corporativo. E para os colaboradores, as esferográficas, canecas personalizadas, mochilas com o logotipo da empresa e as garrafas personalizadas são, sem dúvida, os grandes vencedores. 

Quais são vossos projetos a médio prazo?

A internacionalização continua a ser o nosso objetivo. Queremos que a Gift Campaign continue a crescer nos mercados em que estamos presentes, enquanto continuamos a lutar por conseguir uma maior eficiência nos processos internos. A médio prazo contemplamos também uma ampliação das categorias de produtos do nosso catálogo, com destaque para os têxteis e alternativas ecológicas.

A Internet é um meio fundamental para estimular o empreendedorismo?

Sem dúvida, e cada vez mais, tendo em conta as mudanças recentes nos hábitos de consumo, causadas pela pandemia da Covid-19. Mas também há cada vez mais concorrência em todos os setores do mercado, e as marcas precisam de se esforçar para aplicar doses maiores de inteligência ao conceber as suas estratégias online. É preciso encontrar a proposta de valor diferencial que realmente permite atrair novos clientes. A Internet ajuda muito, mas o conceito e o ponto distintivo de um negócio é fundamental. 

Que conselho daria a quem está a começar? 

O primeiro, e mais importante, é não embarcar num Plano de Negócios muito amplo. É preferível definir bem o modelo de negócio e estar seguro de que realmente funciona antes de fazer o grande investimento. Na Gift Campaign trabalhámos assim e funcionou. Quanto às vendas online, o meu conselho é não gastar 100% do orçamento na criação da loja online. Eu sugiro uma distribuição de 20% do orçamento para preparar a loja online e os 80% restantes para a sua promoção. É melhorar começar com uma loja online o mais simples possível e depois ir ampliando o negócio com base nos resultados e na experiência adquirida. Esse é o meu conselho.

Outros artigos interessantes:

Artigo anteriorPróximo artigo
Joao Silva
A paixão por tecnologia já corre há muitos anos, separando os tempos livres entre a pesquisa de novas aplicações para o telemóvel e os mais recentes jogos para a Nintendo Switch.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.